Parceria de MST e investidores inspira novos projetos de 'finanças sociais'

Foto: Júlia Dolce | Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra - Flickr cc

Mais Lidos

  • Após uma catástrofe, existem três caminhos, explica um dos criadores do termo resiliência: continuar como antes, votar em um ditador que promete segurança ou evoluir e renascer

    “Não se pode debater com fanáticos como Trump. Se você não pensa como ele, você é um idiota”. Entrevista com Boris Cyrulnik, neuropsiquiatra

    LER MAIS
  • Sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Artigo de Jean Marc von der Weid

    LER MAIS
  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

25 Outubro 2021

 

Difícil imaginar personagens mais antagônicos que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e investidores do mercado financeiro. De um lado, os militantes da reforma agrária, embalados por ideais de sociedade igualitária, e, do outro, caçadores de boas oportunidades de lucro, normalmente associados ao capitalismo selvagem.

Esse contraste foi anulado por uma iniciativa que uniu os dois polos em uma operação inovadora. Em maio do ano passado, o ex-banqueiro Eduardo Moreira, com experiência de 20 anos no mercado financeiro, criou um fundo, batizado de Financiamento Popular (Finapop), que captou R$ 1,5 milhão em investimento para concluir a indústria de uma cooperativa gaúcha do MST. O sucesso fez com que a experiência fosse repetida neste ano. Em nova operação feita em setembro, o Finapop captou no mercado R$ 17,5 milhões para apoiar ações de agricultura familiar dos sem terra.

 

A reportagem é de Chico Alves, publicada por Portal Uol, 24-10-2021.

 

Nas próximas semanas, será lançado um empreendimento de habitação a preços acessíveis em São Paulo; até o fim do ano, uma nova franquia de curso de inglês será implantada em comunidades pobres, privilegiando empreendedores locais; além disso, estão em gestação uma operação de financiamento para apoiar comunidades indígenas e, logo após, outra em favor de grupos quilombolas.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.

 

Leia mais