Universidade Urbaniana: pela primeira vez a nova secretária geral é uma freira, uma missionária escalabriniana

Foto: Agência Fides

Mais Lidos

  • Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove evento em memória ao centenário do agrônomo e ambientalista brasileiro nesta quinta-feira, 20-08-2026, às 17h30min

    José Lutzenberger, 100 anos. Da Borregaard às enchentes: os alertas ignorados

    LER MAIS
  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Qual é o pior momento do ateu? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Outubro 2021

 

A nova secretária geral da Pontifícia Universidade Urbaniana é a irmã escalabriniana Pietra Luana (Etra) Modica. A nomeação foi assinada pelo cardeal Luis Antonio Gokin Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e Grão-Chanceler da universidade missionária. É a primeira vez desde a sua fundação, em 1627, que esse cargo é atribuído a uma mulher.

A reportagem é publicada por Agência Fides, 02-10-2021. A tradução é Luisa Rabolini.

“Agradeço ao Cardeal Tagle e à Congregação das Irmãs Missionárias Escalabrinianas – explica a Irmã Etra em nota enviada à Agência Fides -. Trago para a minha história o carisma a serviço dos migrantes, porque a formação é uma das chaves da integração e de novas oportunidades também para as religiosas que vêm de diversos países e estudam na Universidade Urbaniana”. A Universidade foi fundada no século XVII com um propósito profundo: formar missionários e, assim, confrontar-se com os povos do mundo. Basicamente, já na época foi criado em Roma um "observatório global", capaz de apontar caminhos educativos que para fortalecer o diálogo e o confronto.

“Em comunhão com as conselheiras gerais, com todas as Irmãs Escalabrinianas e em comunhão com a família escalabriniana, agradeço ao Cardeal Tagle a nomeação da Irmã Etra Luana Modica – explica a Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral das Escalabrinianos - que é para nos um reconhecimento de nossa missão com os migrantes e os refugiados. Acolhemos isso como um serviço à Igreja, com uma visão internacional”. A irmã Etra Modica tem uma vasta experiência no campo da formação e na pastoral migratória, tendo desempenhado vários cargos na sua própria Congregação e no âmbito de vários órgãos eclesiais.

Leia mais