• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Educação básica: 27,1% dos estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto, diz pesquisa

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Julho 2021

 

Segundo levantamento realizado pela TutorMundi, dificuldades relacionadas à equações, cartografia, genética e história do Brasil são frequentes entre alunos do ensino fundamental e médio.

A reportagem foi publicada por EcoDebate, 27-07-2021.

Interpretação de Texto, Equações Elementares, Cartografia e Brasil Colônia, são algumas das dúvidas mais comuns entre os estudantes da educação básica, segundo levantamento realizado pela TutorMundi – plataforma de reforço escolar que conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários. De acordo com a análise, 27,1% dos alunos têm dificuldades com interpretação de texto; Gramática (22%) e Equações Elementares (18,6%).

Segundo o levantamento, 12,2% dos estudantes da educação básica brasileira – dos ensinos fundamental II e médio – buscam ajuda para entender sobre o Brasil Colônia; Cartografia (14,7%); Genética (9,3%).

De modo geral, a TutorMundi elencou as disciplinas que despertam mais dificuldades nos estudantes. Matemática com 32,6%; Física (19,7%); e Química (13,5%) no topo do ranking. Dúvidas relacionadas à área de humanas e biológicas aparecem entre as cinco colocadas no ranking, destaque para Biologia (10,44%), Redação (9,3%) e Língua Portuguesa (4,5%). Já as dúvidas com menor frequência são nas disciplinas de História, Geografia e Filosofia com (4%); (2,8%); e (1,4%) respectivamente.

 

Ranking com as maiores dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental II e médio. Fonte: TutorMundi

 

O estudo completo, com todas as matérias e o ranking de dúvidas, está disponível no site da TutorMundi e pode ser acessado clicando aqui.

 

Leia mais

  • Base Nacional Comum Curricular – O futuro da educação brasileira. Revista IHU On-Line N° 516
  • No Brasil, apenas 3,6% dos alunos da rede pública concluem o fundamental com habilidades avançadas de leitura
  • No Brasil, 11,5 milhões de pessoas que ainda não sabem ler e escrever
  • No Brasil, 51% da população de 25 anos ou mais tinham até o ensino fundamental completo em 2016
  • Maria Fernanda Arruda: A Pátria Educadora está formando analfabetos; 75% dos brasileiros não sabem ler adequadamente
  • O ensino a qualquer custo e a falta de compromisso com a educação brasileira. Entrevista especial com Daniel Cara
  • No Brasil, alfabetização entre crianças mais ricas é seis vezes maior que entre as pobres
  • Uma geração de semianalfabetos
  • 'Novo analfabetismo': por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas
  • Estudantes, em média, deixam ensino fundamental com desempenho pior do que quando entraram
  • Educação ideológica e reacionária chega aos materiais didáticos
  • Livro didático sela guinada para o novo ensino médio
  • Brasil melhora mas ainda é um dos últimos em ranking de educação
  • País tem de gastar até 3 vezes mais com aluno para garantir ensino de qualidade

Notícias relacionadas

  • No ritmo atual, Brasil atingirá meta de ensino com décadas de atraso, estima estudo

    No ritmo atual, o Brasil pode levar décadas para atingir metas de educação estipuladas para daqui a seis anos, segundo levanta[...]

    LER MAIS
  • Apresentado às pressas, plano de Temer para ensino médio acende debate entre especialistas

    LER MAIS
  • O que pode mudar nas escolas após anúncio do Governo

    O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira uma série de mudanças no ensino médio brasileiro que devem, efetivame[...]

    LER MAIS
  • A contrarreforma da educação e a coerência de Temer

    A proposta de reformulação curricular do ensino médio, apresentada pelo presidente Michel Temer (PMDB), guarda aspectos decisiv[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados