• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pensar o feminino, repensar o masculino

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

29 Janeiro 2021

Na tradição judaica se fala que Deus recolhe todas as lágrimas das mulheres. Paulo, em uma das passagens mais inspiradas, proclama o fim de toda diferença graças a Jesus, inclusive aquela entre homem e mulher. "Então, por que é tão difícil para os homens não entender, mas sentir que masculino e feminino são a mesma coisa, uma dupla versão do único Adão, do único Terrestre?", pergunta o teólogo Brunetto Salvarani no prefácio de La donna nel Nuovo Testamento e nella Chiesa (Edb, p. 78, € 9,00). Um ensaio curto e interessante, do qual Salvarani é o editor, no qual o pastor valdense Paolo Ricca, a teóloga Cristina Simonelli e a biblista Rosanna Virgili analisam o feminino no cristianismo. E nas comunidades eclesiais.

O comentário é de Lucia Capuzzi, jornalista italiana, publicado por Avvenire,27-01-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

A legislação civil finalmente reconheceu a plena cidadania à mulher, permitindo a esta última evidenciar atitudes há muito ignoradas. A Igreja tem sido capaz de apreciá-las e usá-las? O questionamento combina as diferentes intervenções. Não se trata de reivindicar poder, mas de garantir a plena comunhão de homens e mulheres, feitos um em Cristo. Afinal, enfatiza Virgili, é apenas com o advento de Eva no Éden que o Adam, o animal terrestre, se torna homem em sentido moral. É do pecado que surge não um castigo divino, mas a ruptura da comunhão entre os dois viventes e a submissão da mulher ao homem. “Aconteceu uma corrupção: o que era conatural à pessoa humana - a adesão mútua, o canto da correspondência - tornou-se um terreno de luta, dor e dominação”, afirma a biblista que também se confronta com a misoginia exegética e a leitura, no sentido patriarcal, de algumas passagens paulinas.

Ricca, por outro lado, concentra-se no fundamento teológico da ministerialidade feminina. A ponto de se confrontar, do ponto de vista protestante, com a questão do ministério ordenado. Embora não reconhecendo a diferença de essência entre o sacerdócio ordenado e o comum, somente no decorrer do século XX, a partir da Alemanha, é que as Igrejas Protestantes introduziram o pastorado feminino, originalmente devido à escassez de aspirantes do sexo masculino por causa da guerra. “Portanto, não é de todo óbvio que este inédito absoluto na história da Igreja depois do tempo apostólico veja a luz na maioria das Igrejas cristãs, de hoje e de amanhã”, é a tese de Ricca.

Falar de feminino na esfera eclesial implica também uma séria reflexão sobre a masculinidade. Uma questão, diz Simonelli, sobre a qual persiste uma espécie de “maculopatia” de gênero: “Nos contornos a visão é de alguma forma preservada, mas o centro do campo visual fica turvo, quando não completamente anulado”. A chave para construir uma relação harmoniosa mulher-homem é a sinodalidade. Em seu horizonte “homens e mulheres podem compartilhar seus dons e competências, para que suas diferenças não tenham que se hierarquizar e a diaconia de corpos e das ideias, das mãos e das palavras, da reflexão crítica e da ação solidária forme uma harmonia que pode ser discordante, mas nunca humilhante, que não tenha necessidade de um inferior ou de um inimigo para se produzir e se compor”.

Leia mais

  • "Mulheres, Igreja polifônica". Entrevista com Anne-Marie Pelletier
  • “Estamos deixando para trás uma certa fobia em que as mulheres deveriam ficar à margem do institucional”. Entrevista com Anne-Marie Pelletier
  • “Participar na vida e na liderança da Igreja é um direito e não um favor concedido às mulheres”, afirma Ir. Liliana Franco
  • Francisco e as mulheres na Igreja
  • 'Catholic Women Speak' pede reforma da Igreja com foco nas mulheres
  • Portas fechadas às mulheres para o sacerdócio: “O Papa nada fez por nós”
  • Francisco pinta a igreja de rosa, mas continua a manter fora as mulheres
  • Pastoras, diaconisas, bispas na Igreja da Reforma. Entrevista com Letizia Tomassone
  • Mulheres e ministérios na Igreja: história de um preconceito. Artigo de Claudio Ubaldo Cortoni
  • Mulheres e homens: o serviço na liturgia. Artigo de Andrea Grillo

Notícias relacionadas

  • As "intenções do Vaticano II" e o diaconato feminino: Menke e a paralisia da tradição. Artigo de Andrea Grillo

    "Poderíamos resumir a tese de Menke assim: a elaboração da ‘unidade triádica’ do ministério ordenado – episcopado, pres[...]

    LER MAIS
  • Primeiros gestos de abertura do Vaticano para as mulheres

    Papa Francisco começa a dar passos para avançar na chamada "teologia da mulher" O papa Francisco queria há pelo menos três an[...]

    LER MAIS
  • As antigas diáconas voltam à cena, apesar de São Paulo

    "Até aqui, a evidência histórica. Mas o trabalho da Comissão criada por Francisco poderia não limitar-se a uma revisão de f[...]

    LER MAIS
  • Diaconisas e subsidiariedade em uma Igreja fragmentada

    Quase três semanas após o anúncio da comissão vaticana sobre diaconisas, ainda não temos muita informação sobre a sua pauta[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados