Gregoriana abre curso de teologia para debater a Covid-19

Pontifícia Universidade Gregoriana. | Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Indígenas cercados: ruralistas contra-atacam. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • O papel da mulher na Igreja continua sendo uma questão delicada que o Vaticano não consegue resolver. Artigo de Christine Schenk

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Novembro 2020

Ciência e fé: ambas em busca de aprender, a partir da escuta recíproca, algo mais do que a crise sanitária global que estamos enfrentando. Essa é a base da escolha da Pontifícia Universidade Gregoriana para o curso que, a partir do dia 5 de novembro, se estenderá até o dia 15 de abril do ano que vem.

A reportagem é de Davide Dionisi, publicada por Vatican News, 05-11-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Solicitar um diálogo franco e livre de preconceitos entre a ciência e a ciência da fé”: esse será o centro de “A teologia à prova da Covid-19. Diálogos com a ciência”, curso instituído pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana.

Toda a pandemia foi interpretada apenas com os parâmetros da ciência, e as decisões dos governos foram tomadas a partir das razões fornecidas por comitês técnico-científicos. As razões da fé, que foram decisivas para enfrentar as grandes epidemias do passado, não tiveram nenhum relevo.

“Neste tempo dramático, incrustados no coração da contemporaneidade globalizada, ressurgiram as grandes interrogações sobre Deus, sobre o tempo, sobre o homem, sobre a Igreja e sobre a vida. Por que o mistério do mal? Por que este sofrimento? Como Deus atua na história? Que esperança a comunidade cristã anuncia? Como construir a comunidade dos homens entre egoísmos e bem comum?”, escrevem os promotores para explicar os motivos da escolha da Gregoriana.

Temáticas e destinatários do curso

“O curso abordará essas interrogações por meio do debate entre o virologista Ernesto Burgio, membro do European Cancer and Environment Research Institute de Bruxelas, da Association pour la Recherche Thérapeutique Anti-Cancéreus e do grupo de estudos Covid-19 da Sociedade Italiana de Pediatria Preventiva e Social, e um grupo de especialistas nas áreas de estudo da teologia: a teologia bíblica, a teologia dos Padres, a teologia fundamental, a teologia dogmática, a teologia moral.

“Ciência e teologia optam por debater sabendo que devem aprender com a escuta mútua”, explica o Pe. Dario Vitali, coordenador do curso e diretor do Departamento de Teologia Dogmática da universidade.

Articulado em 12 aulas online que ocorrerão a partir do dia 5 de novembro, o curso é aberto também ao público: equipe médica e paramédica, professores das escolhas de todos os níveis e também a quem é interpelado pessoalmente e pelas suas comunidades na busca de respostas de sentido.

Na conclusão do curso, no dia 15 de abril do ano que vem, será emitido um certificado de frequência.

 

Leia mais