Kakuan na oração inter-religiosa desta semana

Monte Fuji | Foto: Catherine von Buettner.jpg

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

01 Setembro 2017

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Simplesmente

Para escapar do poder do intelecto,
das armadilhas das palavras,
Desbravei o mar em busca do conhecimento
que transborda todo dizer.
Deambulei até desfazerem-se as sandálias
E o que eu encontrei?
A água no rio, a lua no céu.

Kakuan (séc. XII)

Fonte: Ikkyû Sôjun. Nuvole vagante. La raccolta di un maestro Zen. Roma: Astrolabio, 2012, p. 99,

Kakuan: Monge do século XII, um dos primeiros japoneses que partiram para a China em busca do aprendizado do Ch´an (Zen). Foi um mestre da dinastia Sun, da Escola Rinzai e também grande poeta. A ele vem atribuído os textos-poemas que acompanham as clássicas ilustrações do boi e do pastor: as dez tradicionais imagens. Chega-se mesmo a dizer que ele foi o autor das das dez imagens (cf. Suzuki. Manuale di budismo zen. Roma: Ubaldini, 1976, p. 95).