A verdadeira teologia do Espírito Santo nos leva ao Jesus histórico. Reflexão de João Batista Libanio

João Batista Libanio (Foto: FAJE)

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Mai 2024

Padre João Batista Libanio foi um padre jesuíta, escritor, filósofo e teólogo católico brasileiro conhecido por suas contribuições à reflexão teológica, especialmente no campo da pneumatologia, que é o estudo da doutrina do Espírito Santo. Em suas obras, ele explora como a presença e a ação do Espírito Santo na vida da Igreja e dos indivíduos nos levam a um encontro mais profundo com Jesus Cristo, tanto no contexto contemporâneo quanto no contexto histórico, mostrando a conexão feita pelo Espírito Santo dentro da Santíssima Trindade, não como algo isolado, mas como o ponto de união entre o Pai e o Filho para formar Deus em sua plenitude.

Na festa de Pentecostes, que lembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, Padre Libanio destaca a conexão entre o Espírito Santo e a missão de Jesus Cristo. Ele argumenta que é através do Espírito Santo que a mensagem e a obra de Jesus são continuadas e atualizadas na vida da Igreja e dos fiéis.

A reflexão foi publicada por Eliseu Wisniewski, presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em sua página no Facebook, 15-05-2024.

Eis a reflexão.

Leia mais