Londres: católicos e luteranos juntos na Catedral de São Jorge para comemorar os 500 anos da Reforma

Mais Lidos

  • Vicente Cañas. Manter um processo vivo por trinta anos é uma vitória no país da impunidade. Entrevista com Michael Nolan e Ricardo Pael Ardenghi

    LER MAIS
  • Trump recua horas depois de o Papa Leão XIV ter considerado sua ameaça ao Irã "inaceitável". Artigo de Christopher Hale

    LER MAIS
  • A IA não é nem inteligente, nem artificial. Intenções humanas, extrativismo e o poder por trás das máquinas

    Parasita digital (IA): a pirataria dos saberes que destrói recursos naturais alimentada por grandes data centers. Entrevista especial com Miguel Nicolelis

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

29 Março 2017

“Um encontro que teria sido impossível há apenas 50 anos e que permite que católicos e luteranos superem as tradições às quais estão apegados ao longo dos séculos, como resultado de histórias diferentes, a fim de reconhecer a presença de Cristo uns nos outros.” Com essas palavras, o arcebispo de Birmingham, Bernard Longley, discursou no rito que contou com a reunião, no domingo passado, na catedral londrina de São Jorge, de católicos e luteranos, para comemorar o 500º aniversário da Reforma e os 50 anos de diálogo ecumênico. Uma oportunidade também para rezar pelas vítimas do terrorismo e recordar o ataque ocorrido na semana passada em Westminster.

A reportagem é publicada por Servizio Informazione Religiosa (SIR), 27-03-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Também participaram da oração comum o Rev. Martin Lind, bispo da Igreja Luterana da Grã-Bretanha, e o arcebispo de Southwark, Peter Smith. Católicos e luteranos agradeceram pelo Evangelho que compartilham, expressaram arrependimento pela tristeza das divisões da Reforma e se comprometeram para testemunhar a mensagem cristã para um mundo dividido e ferido.

Depois de recordar a história comum dos católicos e dos luteranos no Reino Unido e as figuras mais importantes dos bispos que a construíram, o arcebispo Longley disse que “hoje as duas fés têm a oportunidade de se comprometer novamente para trabalhar e rezar juntas pela unidade cristã”.

“O caminho que nos aproxima uns dos outros”, disse ainda Dom Longley, “é a obediência ao chamado de Cristo como expressado no Sermão da Montanha: ‘Vós sois o sal da terra’.”

Leia mais