• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O Cardeal Burke “está no posto, mas sem poder” enquanto o trabalho é entregue a delegado papal

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

31 Janeiro 2017

Crítico mais destacado do papa, o Cardeal Raymond Burke foi despido de suas responsabilidades depois que o Papa Francisco anunciou que um delegado papal irá agora administrar exclusivamente as relações entre o Vaticano e os Cavaleiros de Malta.

O Cardeal Burke é o atual patrono da Ordem de Malta, função cuja principal tarefa é ser o representante pessoal do papa juntos aos cavaleiros e ser o homem de referência para a Santa Sé.

A reportagem é de Christopher Lamb, publicada por The Tablet, 30-01-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Mas, na sequência da saga entre a ordem e o Vaticano – que levou à renúncia do Cavaleiro Grão-Mestre Matthew Festing –, o papa decidiu que o seu representante vai, por enquanto, realizar o trabalho do cardeal.

Isso significa que, embora o Cardeal Burke ainda esteja tecnicamente no posto, ele está sem poder.

Em carta do dia 27 de fevereiro para o líder interino da ordem, Ludwig Hoffmann von Rumerstein, Francisco afirma que o delegado deverá ser o “meu único porta-voz (...) para tudo o que diz respeito na relação da ordem com a Santa Sé” e assim será até a eleição de um novo grão-mestre.

O delegado deverá trabalhar em proximidade com Hoffman, garantindo uma “renovação espiritual e moral da ordem”, com um foco particular sobre os cavaleiros que realizaram votos religiosos de pobreza, castidade e obediência.

É esta elite quase monástica que detém os postos de comando da organização mundial, e é ela que elege o seu líder. Porém fontes de dentro da ordem dizem que os processos formativos para os membros plenamente professos não eram robustos o suficiente, havendo dúvidas sobre a qualidade da vida religiosa destes cavaleiros.

A decisão tomada pelo papa de pôr o seu delegado encarregado do trabalho de renovação afasta mais ainda Burke já que uma outra tarefa do patrono é “promover os interesses espirituais da ordem”.

No sábado, o Conselho Soberano dos cavaleiros aceitou formalmente a renúncia de Matthew Festing, após uma batalha pública amarga entre a ordem e o Vaticano sobre a destituição de um cavaleiro alemão do alto escalão, Albrecht von Boeselager.

Com o apoio de Burke, Festing destituiu von Boeselager em decorrência de um suposto envolvimento na distribuição de camisinhas, depois alegando que a ação disciplinar estava de acordo com os desejos da Santa Sé.

Todavia, revelou-se que o papa nunca pretendeu um tal movimento e, a mando do papa, criou-se uma comissão para estudar o assunto.

Foi este desafio aos desejos do Papa Francisco – e a recusa pública dos cavaleiros de cooperar com a investigação da Santa Sé – que levou à renúncia de Festing e ao afastamento de Burke, prelado que tem se mostrado um duro crítico dos movimentos tomados pelo pontífice no sentido de dar a Comunhão a católicos divorciados e que voltaram a se casar no civil sem a devida anulação da união anterior.

O cardeal tem desafiado publicamente Francisco sobre esse tema, e até mesmo ameaçou “corrigir formalmente” o papa caso este não responda a uma série de perguntas que Burke e três outros cardeais submeteram.

Depois de Festing se reunir como papa na semana passada, em que concordou em renunciar, informou-se que Burke tentou persuadi-lo, com fontes de dentro dos cavaleiros de Malta dizendo que ele passou quase uma hora procurando fazer com que Festing mudasse de ideia.

O Grão-Mestre que estava de saída permaneceu firme, no entanto, e a sua renúncia agora já foi até ratificada. Mais que isso: todas as ações tomadas pelo comando da ordem depois de 6 de dezembro foram declaradas nulas e sem efeito, enquanto von Boesealger foi reinstalado em seu posto como Grande Chanceler.

Na carta de 27 de janeiro, o papa também tranquiliza os cavaleiros quanto à soberania do grupo: a ordem da era dos cruzados, datando do século XI, possui relações diplomáticas com mais de 100 países, incluindo o status de observador nas Nações Unidas.

Festing e seus aliados alegavam que, devido a essa soberania, a investigação vaticana sobre a destituição de von Boesealger era “legalmente irrelevante” e disseram que iriam se recusar a cooperar.

No entanto, a comissão da Santa Sé, liderada pelo diplomata papal Dom Silvano Tomasi, recebeu centenas de submissões por parte de membros de dentro da ordem que foram prontamente submetidas a Francisco.

O Vaticano sempre sustentou que, sendo os cavaleiros uma ordem católica, em última instância eles devem obediência ao papa em assuntos concernentes à vida religiosa.

Leia mais

  • Depois do Grão-Mestre, está para rolar uma segunda cabeça: a do cardeal Burke
  • Burke tentou convencer Festing a desobedecer ao Papa e a não renunciar à direção da Ordem de Malta
  • Crítico do Papa, Cardeal Burke discursará em congresso de Direito Canônico
  • O presidente alemão da Ordem de Malta critica duramente Burke e Festing
  • Cardeal Burke e Grão-Mestre Festing desafiam o Papa ao demitir Grão-Chanceler
  • Grão-Mestre da Ordem de Malta renuncia a pedido do Papa
  • O presidente alemão da Ordem de Malta critica duramente Burke e Festing
  • A Santa Sé defende a comissão que investiga a demissão do Grão-Chanceler da Ordem de Malta
  • Cavaleiros de Malta se recusam a cooperar com a investigação papal sobre a Ordem
  • Vaticano insiste ter autoridade para investigar Ordem de Malta
  • Cardeal Caffarra: "Schönborn está errado, e o Santo Padre deve desfazer a confusão"
  • Cinco dúvidas, quatro cardeais, três certezas. Artigo de Andrea Grillo
  • Duas ironias suculentas na saga dos Cavaleiros de Malta
  • Wuerl: Amoris Laetitia fala sobre o acompanhamento dos casais em meio aos desafios da vida
  • Como mostram as diretrizes pastorais recentes, o debate “Amoris Laetitia” está longe de acabar
  • Parolin anuncia um comissário pontifício à Ordem de Malta para iniciar “um processo de renovação”
  • Burke tentou convencer Festing a desobedecer ao Papa e a não renunciar à direção da Ordem de Malta
  • Jogos de poder e preservativos: papa desafia os Cavaleiros de Malta
  • Cavaleiros de Malta: "Uma ordem militar poderosa e misteriosa". Entrevista com Agostino Paravicini Bagliani
  • Quais são as opções para o Papa Francisco na saga da Ordem de Malta?

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados