2,5% dos postos de emprego de 2014 foram perdidos em 2015 no Vale do Sinos

• Quinta, 3 de Dezembro de 2015

Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED para verificar a movimentação no mercado formal de trabalho do Vale do Sinos tomando como referência o mês de outubro de 2015.

Nos últimos 12 meses a redução de 16.500 postos de emprego formais no Vale do Sinos apresenta um forte impacto na população quanto às possibilidades de adquirirem renda como um garantidor de vida.

Se em dezembro de 2014 havia 378.433 vínculos na região, 10 meses depois este número reduziu-se para 361.933, ou seja, uma redução de 2,5% dos postos de emprego da região conforme o número de vínculos contabilizados pela Relação Anual de Informações Sociais – RAIS em dezembro de 2014.

A tabela 01 apresenta a movimentação no mercado de trabalho formal no Vale do Sinos por setores econômicos em outubro de 2015. Destaca-se que em outubro de 2015 houve a redução de 1.530 postos de emprego formais nos 8 setores definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A redução de postos de emprego formais se fez mais presente nos setores da Indústria da transformação, com 1.181 postos a menos. Este setor é afetado fortemente pela conjuntura econômica, visto que tem perdido espaço nos últimos anos, principalmente a indústria de transformação de alta tecnologia, conforme afirma André Nassif.

Também os setores da construção civil e do comércio apresentam reduções de postos de emprego em outubro de 2015. A construção civil é um setor fortemente afetado pela recessão econômica e assim expressa uma redução de 187 postos de emprego no último mês. No acumulado de 2015 já se soma uma redução de 1.495 postos nesse setor.

Nesse mês apenas os setores de Serviços Industriais de Utilidade Pública, Serviços e Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca apresentaram aumento de 140 postos de emprego. Porém, o setor de serviços também apresentou redução em 2015. Nos últimos 10 meses, 839 postos formais de trabalho foram perdidos nesse setor.

A tabela 02 apresenta a movimentação no mercado de trabalho formal nos municípios do Vale do Sinos em outubro de 2015. Destaca-se que da redução de postos de emprego da região, a maior parte se concentrou nos municípios de CanoasNovo HamburgoSapucaia do Sul e Esteio.

Em outubro de 2015, Canoas registrou a maior redução de postos de emprego, sendo 614. O saldo de outubro do ano anterior já havia sido negativo no município. Com esta nova redução, o acumulado de 2015 já soma perda de 3.376 postos de emprego e 5.038 nos últimos 12 meses.

Dos 14 municípios da região, apenas 5 apresentaram aumento de postos de emprego em outubro de 2015, sendo São Leopoldo o município com o maior aumento, com 71 vagas. No entanto, o acumulado de 2015 mantém-se negativo, assim como o acumulado dos últimos 12 meses.

Ao observar o acumulado de 2015, há 4 municípios que geraram saldo positivo de empregos no ano: SapirangaNova HartzNova Santa Rita e Ivoti, sendo que apenas Nova Santa Rita mantém saldo positivo nos últimos 12 meses, com aumento de 59 postos.

A tabela 03 apresenta a movimentação de um dos 25 subsetores também caracterizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, dos serviços médicos, odontológicos e veterinários nos municípios do Vale do Sinos. Esse subsetor apresenta aumento de postos de emprego em todos os períodos analisados.

Em outubro de 2015, o setor de serviços médicos, odontológicos e veterinários obteve aumento de 43 postos de emprego, sendo, também, este o aumento do município de Novo Hamburgo no período.

Os demais municípios tiveram variações próximas a zero, sendo Campo Bom e Ivoti os municípios com as maiores variações negativas, com redução de 4 postos de emprego em cada território.

Em outubro de 2014 a variação neste subsetor foi positiva com aumento de 59 postos de emprego. Em 2015, o subsetor apresenta acumulado positivo de 276 postos, sendo 236 destes em Novo Hamburgo.

No acumulado de 2015, apenas 5 municípios apresentam variações negativas, sendo em Ivoti (-22) e em Sapucaia do Sul (-18) as maiores perdas de postos de emprego.

Nos últimos 12 meses, a região apresenta um acumulado de 400 postos de emprego no subsetor de serviços médicos, odontológicos e veterinários, sendo que nos 3 municípios mais populosos da região houve aumento de postos de emprego: Novo Hamburgo (257), Canoas (178) e São Leopoldo (9).