Dia Mundial Sem Carro e os veículos em circulação no Vale do Sinos

• Sábado, 17 de Setembro de 2011

O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, promove a sensibilização, o debate e a busca de novas práticas em relação ao uso do transporte e sua relação com o ambiente, o consumo e o desenvolvimento, inspirou a análise semanal do Observatório da Realidade e das Políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos.

A partir desta questão, o ObservaSinos foi em busca das informações sobre a frota em circulação nos municípios e região.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN apontam 387.382 automóveis em circulação no Vale do Rio dos Sinos até julho de 2011, cerca de 3,3 habitantes da região por veículo, conforme os dados do Censo 2010. A região representa 12,9% destes veículos no Estado.

Canoas, o município mais populoso da região, tem registrado 96.937 veículos em circulação até julho deste ano, cerca de 3,3  habitantes por veículo. O município com a menor população, Araricá, tem cerca de 1,5 habitantes por automóvel.

Motocicletas, motonetas e ciclomotores em circulação até julho foram 114.736. Novo Hamburgo é o município com o maior número destes veículos na região, representando 22,7% do total deste veículos no Vale.

Uma implicação ambiental diretamente relacionada ao uso do carro é a emissão do CO2. Cada carro movido à gasolina e corretamente regulado libera, em média, 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. A circulação dos 387.382 automóveis pelo Vale até julho de 2011 equivale a 45 quilos de carvão queimados.

Este e outros indicadores compõem a realidade que necessita ser conhecida, analisada e debatida ao longo dos próximos dias. A Campanha 10:10 Unisinos, que está em implantação na Universidade desde 10 de outubro de 2010, está mobilizando a comunidade universitária para a criação de práticas alternativas ao uso do carro: bicicleta, caminhada, transporte público, carona solidária, entre outros. Estas práticas apresentam outras possibilidades para a qualidade de vida individual e coletiva.

O ObservaSinos dispõe de outras análise relacionadas. Em setembro de 2010 publicando a análise Trânsito, carros e vidas no Vale dos Sinos o Observatório evidência o crescente número de veículos existente na região, o perfil dos condutores e relaciona a crescente aquisição da população de motocicletas e automóveis e o número decrescente de usuários de ônibus. E, no mês de outubro de 2010 analisa o Transporte público e transporte privado no Vale dos Sinos