12 municípios da RMPA estão entre os 50 melhores Índices de Bem-Estar do Brasil

• Segunda, 3 de Agosto de 2015

Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou o Índice de Bem-Estar Urbano lançado em 2013 pelo Observatório das Metrópoles e reuniu os dados dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

As metrópoles são espaços com grande circulação de pessoas e demandam políticas públicas para oferecer equipamentos e serviços básicos de bem-estar. No entanto, as metrópoles, frequentemente, constituem um espaço de qualidade de vida precária e de baixo bem-estar. Conforme o Observatório das Metrópoles, alguns serviços como o saneamento básico apresentaram índices altos, mas outros, como a mobilidade urbana, apresentaram índices baixos.

Visto isso, há a necessidade de se analisar e qualificar os serviços oferecidos nestes grandes centros urbanos. Desta forma, o Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU propõe oferecer um instrumento que avalia o bem-estar da população nas regiões metropolitanas e sinaliza, através de indicadores, as precariedades existentes no cenário metropolitano.

Índice de Bem-Estar Urbano mede a qualidade do bem-estar usufruído pelos cidadãos brasileiros através dos serviços prestados pelo Estado, mercado e sociedade nas 15 principais regiões metropolitanas do país e seus municípios.

Este índice analisa dados e traça indicadores de mobilidade urbanacondições ambientais urbanascondições habitacionais urbanas, atendimento de serviços coletivos urbanos e infraestrutura urbana. Desta forma, o IBEU é a média dos resultados dos cinco índices. O IBEU, inicialmente, foi concebido em dois tipos: global e local. O primeiro refere-se às Regiões Metropolitanas, enquanto o segundo é específico para cada metrópole, ao analisar os municípios destas regiões.

Os dados usados para a criação dos índices referem-se aos Indicadores de deslocamento casa-trabalho, arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado, aglomerado subnormal, densidade domiciliar, densidade morador/banheiro, material das paredes dos domicílios, espécie dos domicílios, atendimento de água, atendimento de esgoto, coleta de lixo, atendimento de energia, iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e identificação de logradouro.

IBEU varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o índice, e quanto mais próximo de 0, pior é o resultado que o índice expressa.

Estes dados foram extraídos do Censo Demográfico 2010, que é realizado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE – RMPA

Índice de Bem-Estar Urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, conforme a tabela 01, para o ano de 2010 foi de 0,719, sendo o quinto índice mais alto dentre as 15 regiões metropolitanas estudadas.

O melhor resultado da RMPA ocorreu no índice de mobilidade, com 0,789. Tanto o Índice de mobilidade quanto o de condições habitacionais ocupam a 4ª posição no ranking das regiões metropolitanas.

O Índice mais baixo da RMPA foi o de Infraestrutura com 0,559. Neste Índice, a região ocupa a 10ª colocação no ranking.

MUNICÍPIOS DA RMPA

Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA reúne 34 municípios, sendo que o IBEU informado diz respeito a 32 deles. Apenas os municípios de Igrejinha e São Sebastião do Caí não tiveram seus Índices informados.

A tabela 02 apresenta o Índice de bem-estar urbano nos municípios da RMPA. Dentre os 32 municípios, 12 possuem IBEU igual ou superior a 0,800.

Na Região, o melhor índice foi o de Campo Bom, com resultado de 0,884. O município ocupa a 11ª colocação dentre os municípios das regiões metropolitanas do país. O índice do município foi bastante elevado devido aos dados de mobilidade urbana e condições ambientais urbanas. O menor índice se deu na dimensão da infraestrutura urbana, fato recorrente nos municípios da RMPA.

Dentre os 32 municípios, Viamão obteve o pior resultado, com IBEU de 0,638. As dimensões de mobilidade e infraestrutura urbanas apresentaram os piores índices. Por outro lado, o índice de condições habitacionais urbanas foi o melhor do município, apesar de se colocar em 29º lugar entre os municípios da região.

O infográfico abaixo apresenta o Índice de Bem-Estar urbano na RMPA, com dados destacados para alguns municípios da região.

12 municípios da RMPA (Campo BomDois IrmãosSapirangaParobéNovo HamburgoMontenegroSão LeopoldoIvotiPorto AlegreEsteioEstância Velha e Canoas) ficaram entre os 50 mais bem colocados no ranking do IBEU, em um total de 289 municípios. Destes, 9 são do Corede Vale do Rio dos Sinos.

Confira os dados completos para os 32 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.