ObservaSinos na Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia: “In-formações” sobre Educação

• Sexta, 3 de Junho de 2016

O ObservaSinos – Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, participou, no dia 18 de maio, da Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. O ObservaSinos realizou o painel “Mesa: ObservaSinos e as realidades do Vale do Sinos”, com as participações de Matheus Nienow, João Conceição, Jonathan Camargo e Carolina Lima , membros da equipe do ObservaSinos.

Carolina iniciou a exposição apresentando o Instituto Humanitas, seus propósitos e realizações, destacando a entrevista do dia com o professor Fabio Ortellado sobre as ocupações nas escolas, tema que passa pelo debate da educação e das políticas públicas. A acadêmica em Jornalismo ainda pontuou os objetivos do ObservaSinos, a partir da sua perspectiva de incentivar o debate e do propósito que o programa se coloca em ser uma ferramenta contra-hegemônica capaz de fazer circular “uma outra informação”.

Matheus destacou o compromisso do Observatório com os dados, enquanto instrumento de informação e análise da realidade. Apresentou as funcionalidades de plataformas como o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, apontando que é um site que dá vistas aos indicadores sobre demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade dos municípios. Expôs também a plataforma Qedu, que reúne dados do Censo Escolar, Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM através de infográficos, gráficos e mapas. O acadêmico destacou, através de dados da Fundação de Economia e Estatística - FEE, que no estado do Rio Grande do Sul 31,4% das meninas de 0 a 3 anos frequentam creches, enquanto o percentual dos meninos que estão na educação infantil é de 28,5% no estado.

João falou sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, que é composto em três dimensões a partir de indicadores de longevidade, educação e renda. O acadêmico de Ciências Econômicas relacionou dados sobre analfabetismo, percentual de jovens com Ensino Médio completo, número de crianças de 0 a 6 anos na escola, entre outros dados sobre a situação escolar. Foi destacada a realidade expressa por meio da taxa de analfabetismo entre pessoas com 18 anos ou mais. Na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA o índice é de 3,25%, no Rio Grande do Sul é de 4,75% e no Brasil é de 10,19%, dados expressos no Atlas de Desenvolvimento Humano para o ano de 2010. Este e outros dados apresentados durante o painel podem ser acessados aqui.

O encerramento da atividade contou com a apresentação do novo site do ObservaSinos/IHU feita pelo acadêmico Jonathan Camargo. Ele indicou as alterações e novidades da página do ObservaSinos no site do IHU, onde estão disponibilizadas as análises do programa a partir da sistematização de dados. O ObservaSinos, além de dados sobre a educação, reúne indicadores sobre trabalho, ambiente, mobilidade, moradia, população, proteção social, saúde e segurança.

A Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia aconteceu durante os dias 18, 19, 20 e 21 de maio. O tema da atividade foi “Produção Acadêmica”, em que foram apresentadas produções acadêmicas como Trabalhos de Conclusão de Curso, pesquisas de Iniciação Científica e teses, além de painéis sobre programas acadêmicos, como o Programa de Educação e Ação Social - EDUCAS, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Brinquedoteca da Unisinos - UNIBRINC, Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR, além do ObservaSinos. Esta experiência oportunizou à equipe do ObservaSinos aprofundar o debate sobre a realidade da educação com acadêmicos da área, além de ampliar as perspectivas sobre a situação das políticas públicas para o ensino na região.

Por Carolina Lima e Marilene Maia