ObservaSinos/IHU abre novo edital para recebimento de trabalhos que analisem a realidade do Vale do Sinos

• Sexta, 3 de Junho de 2016

Em 2015 o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, abriu edital para publicação de trabalhos que aprofundassem as realidades da Região do Vale do Rio dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Neste semestre está aberta a II Apresentação de trabalhos para publicação pelo ObservaSinos/IHU. Esta é uma atividade que propõe a participação de interessados em contribuir com a sistematização de análises das realidades do Vale do Rio dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Pretende-se disseminar a produção de pesquisas e de trabalhos realizados por acadêmicos, professores e profissionais comprometidos com os municípios e região nos quais a Unisinos está inserida. Os cursos de Ciências Econômicas, Comunicação Social, Serviço social, Pedagogia e Administração são copromotores desta atividade.

Em 2015, foram publicados trabalhos que exploraram a qualidade de vida das Vila Labirinto e São Jorge do município de São Leopoldo, como o artigo elaborado pelas acadêmicas Emanuelle Carraro e Isadora Bresciani, que demonstrou que são territórios desprovidos de instalações adequadas para o acesso a serviços básicos. Também houve trabalhos que problematizaram a expansão das cidades e os impactos nas drenagens, como o caso do artigo da Professora Izabele Colusso e da aluna de Especialização em Cidades, Regina Sebastião. Este e outros trabalhos estão disponíveis na página do ObservaSinos. Foram recebidos e publicados trabalhos de áreas como Arquitetura e Urbanismo, Economia, entre outros focados nos eixos temáticos do ObservaSinos/IHU: ambiente, educação, mobilidade, moradia, população, proteção social, saúde, segurança, renda e trabalho.

Para participar da II Apresentação de trabalhos para publicação pelo ObservaSinos/IHU acesse aqui. As inscrições estão abertas até dia 4 de setembro de 2016 e os trabalhos podem ser apresentados em forma de texto, artigos, notas em conjunto de fotos, gráficos e infográficos. Para a leitura do edital de convocação de trabalhos acesse aqui. Os trabalhos aprovados serão publicados nas Notícias do Dia do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Por Carolina Lima e Marilene Maia

Para saber mais: