ObservaSinos como campo de pesquisa na Mostra de Iniciação Científica Unisinos

  • Segunda, 15 de Junho de 2015

A XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica realizou-se no período de 25 a 28 de maio, no Campus São Leopoldo. O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, marcou presença no evento com apresentação de dois trabalhos de acadêmicos que compõem a equipe.

No dia 26, o bolsista Jonathan Camargo, do curso de Comunicação Digital, apresentou seu trabalho intitulado: “A informação para a cidadania no ambiente digital”. Contextualizou os cenários digitais, assim como os desafios para a cidadania nestes ambientes. Foram também apresentadas as ações desenvolvidas pelo ObservaSinos e as principais plataformas digitais utilizadas, assim como alguns resultados de suas ações.

Matheus Nienow, acadêmico de Ciências Econômicas, apresentou, no dia 27, o trabalho “As bases de dados públicas como ferramenta para a informação e cidadania”. A discussão deste trabalho se deu a partir do uso de base de dados como instrumento de informação à sociedade.

Foram apresentadas as bases de dados pesquisadas, analisadas e publicizadas pelo Observatório, assim como a importância das mesmas para que a população e também a comunidade acadêmica possam analisar a realidade vivida e construir um projeto de informação para a cidadania.

Também foram apresentadas as plataformas de dados, tais como o Atlas do Desenvolvimento Humano e o Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos – MOPS. Outros exemplos do trabalho realizado foram apresentados, tais como o Diagnóstico Socioterritorial de Canoas, que foi demandado pela Vigilância Socioassistencial de Canoas ao ObservaSinos para subsidiar o Plano Municipal de Assistência Social.

Em ambas as apresentações, a coordenadora do programa ObservaSinos, Marilene Maia, também esteve presente e contribuiu com o fomento do debate. Para Marilene, a mostra é um espaço importante para que os acadêmicos sistematizem, comuniquem e debatam suas experiências de investigação e intervenção na realidade oportunizada pela inserção em grupos de pesquisa e projetos de extensão que realizam estudos.

Por Jonathan Pereira Camargo,

Marilene Maia e Matheus Nienow