ObservaSinos 2015: Memórias e Resultados

• Quarta, 23 de Dezembro de 2015

O ano de 2015 apresentou diversos desafios. Foi um período em que presenciamos uma forte movimentação política, social, econômica. Realidades que foram postas e que nos atingiram de diversas formas. A pergunta que pode ser feita neste tempo de encerramento do ano é: o que fizemos para intervir nestas realidades? Esta foi a questão que inspirou a realização da memória do ObservaSinos sobre o ano em finalização.

Tornar pública esta memória foi um compromisso assumido pela equipe do ObservaSinos. Por isso, na última terça-feira, dia 15 de dezembro, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, mostrou um pouco das suas ações e resultados do ano aos colegas.

Colegas e familiares estiveram participando do evento, que iniciou com a apresentação das ações do Observatório, seguida de depoimentos sobre o vivido e uma confraternização.

A equipe, formada por Matheus Nienow, Taigor Kawar, João Conceição, Daiani Michaelsen, Carolina Lima, Marilene Lemes, Jonathan Camargo, Atila Alexius e Marilene Maia, sistematizou e apresentou em números e relatos o que foi realizado.

Em 2015, o Observatório utilizou 19 bases de dados públicas disponíveis online, que subsidiaram as notas realizadas sobre as 9 temáticas que têm sido analisadas: ambiente, educação, mobilidade, moradia, população, proteção social, segurança, trabalho e saúde.

Foto: Carolina Lima

Além das análises, foram realizadas 13 oficinas, sendo três sobre o acesso aos dados públicos, quatro tematizando as políticas públicas e seis que exploraram as estratégias, metodologias e instrumentos para subsidiarem a sistematização, análise e debate sobre a realidade. Outros eventos em parceria também foram implementados pelo ObservaSinos. Um deles foi o V Seminário de Observatórios, Metodologias e Impactos: dados e participação, em parceria com a Rede de Observatórios. O outro foi o Ciclo de Estudos: Saúde e Segurança no Trabalho na Região do Vale do Sinos, que contou com a participação de trabalhadores metalúrgicos e foi uma demanda do Sindicato da Região do Vale do Sinos. A parceria para esta realização se ampliou com outras duas organizações: o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador do Vale - Cerest e o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas - Obteia.

O ObservaSinos também prestou assessorias, como a capacitação de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS do município de Novo Hamburgo. Também participou através do diagnóstico Socioterritorial e do Mapa Falado do município de Canoas; além de prestar assessorias individuais para estudantes, pesquisadores e outros.

As análises, os eventos e as assessorias promovidos pelo ObservaSinos renderam 68 publicações de notas para as Notícias do Dia do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, 29 notas no blog e 7 vídeos no Youtube.

Foi um ano de fortalecimento da presença do ObservaSinos nas redes sociais, indicando 4.188 acessos na página online do ObservaSinos e 24.815 acessos às notas da aba “De Olho no Vale”. A análise mais acessada do ano foi “4% dos trabalhadores admitidos no Vale do Sinos possuíam ensino superior”, com 815 acessos. Há uma expectativa de que estes acessos sejam ainda ampliados com a nova homepage do Observa em 2016, que ao longo do ano mereceu dedicada atenção pela equipe de trabalho.

Na exposição dos dados e relatos foi evidenciada a importância do programa como instância e experiência articuladora entre formação e trabalho profissional.

A acadêmica Daiani Michaelsen apresentou os resultados do seu Estágio Obrigatório e também falou das suas impressões sobre o período em que esteve presente na equipe do ObservaSinos. Daiani agradeceu aos colegas pelo tempo em que esteve na equipe, destacando a importância que o ObservaSinos e o IHU tiveram na sua vida profissional e pessoal. Fez uma homenagem à professora e coordenadora do ObservaSinos, Marilene Maia, falando do grande exemplo que ela é enquanto pessoa, professora, mulher e militante.

Depois foi o momento da equipe do ObservaSinos apresentar seus relatos. A equipe é composta por várias áreas: Jornalismo, Comunicação Digital, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Sociais, Serviço Social e Educação. Os colegas que estavam presentes na confraternização pontuaram a importância de espaços como o ObservaSinos e o IHU por proporcionarem conhecimento e aprendizagem constantes; além disso, agradeceram a oportunidade de estarem no espaço, sempre construindo coletivamente.

Foto: Susana Rocca / IHU

Nas palavras da professora Marilene Maia: “Os depoimentos destacaram a experiência de trabalho coletivo, a articulação entre a formação acadêmica e cidadã, a investigação e a ação. O Instituto foi valorizado pela potência de informação e formação em diferentes áreas e temas.”

Por Marilene Maia e Carolina Lima