Jogando, analisando e transformando a realidade

• Sexta, 27 de Junho de 2014

O ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, objetiva promover a análise e o debate sobre a realidade, assim como contribuir na qualificação da informação dos diferentes grupos sociais para o exercício da cidadania. Os aplicativos digitais e interativos estão sendo projetados como instrumentos de sensibilização da população para este propósito. O jogo “Cida + Adão: Alimento e Nutrição” desenvolvido pelos acadêmicos Tobias Ulrich e Thomas Milton Bellaver, do curso Jogos Digitais da Unsinos, a partir da orientação do Prof. João Ricardo Bittencourt teve a sua versão teste apreciada pelos alunos do sexto ano do Colégio Luterano Concórdia, em São Leopoldo no dia 09 de julho.

A experiência da alimentação e da nutrição é feita e analisada através do jogo em suas diferentes fases. A partir dele são acessadas informações sobre esta realidade, seus limites e possibilidades.

A interação da equipe do Observatório junto à uma turma teve por objetivo coletar feedback's dos alunos para a qualificação e finalização do jogo. O acadêmico Thomas Milton Bellaver destaca que através da interação com a turma foi possível constatar que o jogo cumpre com a função de instigar a reflexão sobre o consumo de alimentos, saudáveis ou não.

Foto: Átila Alexius

“O jogo está muito bem apresentável, tanto em sua jogabilidade quanto na parte gráfica, onde os alunos se interessaram e se aprofundaram no mundo do jogo, realizando a troca de informações conforme descobriam novas possibilidades e estratégias”, relata Thomas.

Para Taigor Kawar, que integra a equipe do ObservaSinos, a interação da equipe do Observatório  com o público pré-adolescente qualifica e permite planejar ações futuras. “As crianças gostaram, se divertiram com o jogo e conseguiram entender a proposta”, destaca Taigor.

Até o final do ano deverão ser produzidos outros aplicativos com diferentes temas.

Por Marilene Maia e Átila Alexius

Para ler mais: Alimentação e Nutrição em jogo digital