Cidade Sustentável? Quais os desafios e possibilidades em São Leopoldo

• Terça, 24 de Maio de 2016

No dia 4 de abril, aconteceu em São Leopoldo o 5º Seminário Anual – Agenda 2020 e o Programa Cidades Sustentáveis no Vale do Sinos. A atividade foi realizada pelo Instituto São Leopoldo 2024 com o intuito de promover o debate a respeito do projeto de cidade que se deseja, assim como da perspectiva de constituir-se em cidade sustentável.

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, foi convidado a participar do Seminário com o intuito de apresentar os dados para leitura da realidade da cidade de São Leopoldo.

O ObservaSinos, por meio da Profa. Marilene Maia e do acadêmico em Ciências Econômicas João Conceição, apresentou indicadores sobre a situação do saneamento básico da região e a situação do Rio do Sinos. Também exibiu dados gerais da cidade e o perfil da população, assim como dos índices econômicos e sociais do município e dos seus bairros. Destacou as características da população e dos territórios em situação de (des)proteção social.

Foto: Carolina Lima / ObservaSinos – IHU

O evento ainda contou com a participação de Luiz Guilherme Gomes, assessor do Programa Cidades Sustentáveis. O Programa possibilita aos gestores públicos uma agenda completa da sustentabilidade urbana, indicadores e um banco de práticas associadas a essa agenda a serem desenvolvidas pelos municípios. Para isso, existem 12 eixos temáticos que abordam diferentes áreas da gestão pública, incorporando as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

Também houve a exposição, feita pela Secretária Adjunta de Monitoramento, Pollyana Perinazzo, sobre a realidade do município de Canoas, que, em 2014, ganhou o Prêmio Nacional de Cidade Sustentável. A partir disso, Pollyana apresentou ferramentas de monitoramento e gestão em relação aos dados do município, assim como as estratégias utilizadas para a sua afirmação como cidade sustentável.

O Instituto São Leopoldo reuniu representantes de outras organizações com atuação na cidade, assim como os representantes dos partidos que têm presença no município, a fim de ampliar o debate sobre a cidade que se tem e a cidade que se quer. Debate que se faz indispensável neste tempo, que deve ser ampliado com a participação da população.

Por Carolina Lima e Marilene Maia