Comemoração do 65° aniversário de Ordenação Sacerdotal do Papa emérito Bento XVI. Palavras de agradecimento do Papa emérito

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


29 Junho 2016

“A sua bondade, desde o primeiro momento da eleição, em cada momento da minha vida aqui, me atinge, me conduz realmente, interiormente. Mais do que nos Jardins Vaticanos, com a sua beleza, a Sua bondade é o lugar onde habito: sinto-me protegido”, afirmou Bento XVI, papa emérito, agradecendo, de improviso, a comemoração, promovida pelo Papa Francisco, por ocasião dos 65 anos de ordenação presbiteral de Joseph Ratzinger.

O evento foi realizado no Palácio Apostólico, na Sala Clementina, no Vaticano, no dia de ontem, 28-06-2016.

A tradução é de Benno Dischinger.

Eis a transcrição oficial do improviso do Papa emérito.

Santo Padre, caros irmãos, há 65 anos um coirmão ordenado comigo decidiu escrever sobre a pequena imagem de recordação da primeira Missa, exceto o nome e as datas, somente uma palavra, em grego: “Eucharistomen”, convencido que com esta palavra, em suas tantas dimensões, já é dito tudo quanto se possa dizer neste momento.

Eucharistomen” diz um obrigado humano, obrigado a todos. Obrigado, sobretudo ao senhor, Santo Padre! A sua bondade, desde o primeiro momento da eleição, em cada momento da minha vida aqui, me atinge, me conduz realmente, interiormente. Mais do que nos Jardins Vaticanos, com a sua beleza, a Sua bondade é o lugar onde habito: sinto-me protegido. Obrigado também pela palavra de agradecimento, de tudo. E esperamos que o senhor possa ir em frente com todos nós nesta via da Misericórdia Divina, mostrando a estrada de Jesus, para Jesus, para Deus.

Obrigado também ao senhor, Eminência [Cardeal Sodano], pelas suas palavras que realmente tocaram o coração: “Cor ad cor loquitur” [O coração fala ao coração]. Você tornou presente tanto a hora da minha ordenação sacerdotal, como também a minha visita em 2006 a Freising, onde revivi isto. Só posso dizer que assim, com estas palavras, o senhor interpretou o essencial de minha visão do sacerdócio, do meu atuar. Sou-lhe grato pelo laço de amizade que até agora continua há tanto tempo, de teto a teto [refere-se às suas habitações que estão em linha de áreas próximas]: é quase presente e tangível.

Obrigado, Cardeal Müller, pelo seu trabalho que faz para a apresentação dos meus textos sobre o sacerdócio, nos quais procuro ajudar também os coirmãos a entrarem sempre de novo no mistério no qual o Senhor se dá em nossas mãos.

Eucharistomen”: naquele momento o amigo Berger queria acenar não só à dimensão do agradecimento humano, mas naturalmente à palavra mais profunda que se oculta, que aparece na Liturgia, na Escritura, nas palavras “gratias agens benedixit fregit deditque” [“agradecendo abençoou, partiu e deu”].

Eucharistomen” nos remete àquela realidade de agradecimento, àquela nova dimensão que Cristo deu. Ele transformou em agradecimento, e assim em bênção, a cruz, o sofrimento, todo o mal do mundo. E assim fundamentalmente transubstanciou a vida e o mundo e nos deu e nos dá cada dia o Pão da verdadeira vida, que supera o mundo graças à força do Seu amor.

Por fim, queremos inserir-nos neste “obrigado” do Senhor, e assim receber realmente a novidade da vida e ajudar para a transubstanciação do mundo: que ele seja um mundo não de morte, mas de vida; um mundo no qual o amor venceu a morte.

Obrigado a todos vós. O Senhor vos abençoe a todos. Obrigado, Santo Padre.

Vídeo do improviso do papa emérito, em italiano:

{youtube}8tWli4is0pI&feature=youtu.be{/youtube}

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comemoração do 65° aniversário de Ordenação Sacerdotal do Papa emérito Bento XVI. Palavras de agradecimento do Papa emérito - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV