Novo Arcebispo de Bolonha no 1º de Maio

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Um bomba social por trás do Auxílio Brasil

    LER MAIS
  • O evangelismo empreendedor: o entrepreneurship na ação política das organizações não-governamentais transnacionais da nova direita

    LER MAIS
  • Pedro Casaldáliga no caminho dos Padres da Igreja da América Latina. Artigo de Juan José Tamayo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Mai 2016

Que “padre Matteo” (em italiano Dom Matteo), com o novo arcebispo de Bolonha, D. Zuppi, se faz chamar amigavelmente, fosse muito sensível aos problemas dos trabalhadores, tem sido claro desde o início de sua atividade pastoral: por convite do secretário da Fiom, foi imediatamente encontrar os operários da Saeco, que controlavam os portões da fazenda para protestar contra o risco-fechamento.

A reportagem é de Franco Giubilei, publicado por La Stampa, 01-05-2016. A tradução é de Benno Dischinger.

Hoje, depois, o bispo estará sobre o palco do dia Primeiro de Maio na Praça Maggiore, e talvez pela primeira vez na Itália uma manifestação do sindicato verá a presença de um alto representante da hierarquia eclesiástica:

“Seguramente virei trazer uma saudação a vós e às associações dos inábeis”, disse o bispo ao secretário provincial da CISL Alessandro Alberoni, logo que soube que a jornada teria sido dedicada às demissões.

“Quando estourou a ocorrência da Saeco, ele me chamou e me disse que queria receber os trabalhadores, demonstrando desde o primeiro momento grande atenção ao mundo do trabalho”, conta o secretário da CISL.

Mas, há também outros episódios significativos, a começar pela decisão de D. Zuppi de destinar parte dos títulos da FAAC, a multinacional de propriedade da Cúria bolonhesa, à criação de um fundo para as famílias em dificuldade: “Neste ano cinco milhões de euros de dividendos da empresa serão empregados para um fundo que preveja intervenções urgentes a favor de núcleos familiares com desempregados, para o pagamento de boletos ou taxas universitárias – sublinha Alberani.

Está em estudo também um instrumento para criar trabalho, em colaboração com as empresas e com o mundo da cooperação”. Com respeito ao ex-arcebispo de Bolonha, D. Caffarra, o salto é notável: “Estava seguramente atento aos problemas do trabalho, mas era também muito mais tradicional na aproximação”.

Há dez dias “dom” Matteo Zuppi, já bispo auxiliar de Roma e com experiência na comunidade de Sant’ Egídio, visitou Ducati e falou com os empregados, à sua maneira direta. Um estilo que na embora sempre vermelha Bolonha agrada também aos sindicatos politicamente mais distantes da Igreja, a começar pela FIOM: “É um bispo muito sensível aos problemas dos trabalhadores, que tem demonstrado indo pessoalmente à Saeco no dia de sua posse” – explica Bruno Papignani, secretário regional.

“Quanto à sua participação no dia Primeiro de maio, o bispo não é novo em tomar posição em defesa dos trabalhadores, mas de um ponto de vista formal é seguramente uma novidade”. O tempo de subir ao palco dos sindicatos, para onde foram convidados também os representantes da comunidade islâmica e da comunidade hebraica, de saudar a multidão e as associações, e depois D. Zuppi irá à catedral para celebrar a missa. O suficiente para apontar um sinal diferente em relação ao passado recente: “Seguramente não é um fato usual. Nos últimos anos o tema do trabalho fora colocado num segundo plano, e D. Zuppi, ao invés, desde o primeiro momento o colocou no centro, em linha com a mensagem do Papa”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo Arcebispo de Bolonha no 1º de Maio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV