Em referendo, população de Hamburgo rejeita proposta de sediar Jogos Olímpicos de 2024

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Dezembro 2015

A população da cidade de Hamburgo, na Alemanha, rejeitou em referendo realizado neste domingo (29/11) a proposta de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024.

A reportagem foi publicada por Opera Mundi, 30-11-2015.

Hamburgo era uma das cinco cidades na disputa, junto com Roma, Paris, Budapeste e Los Angeles. No entanto, 51,7% dos votantes no referendo do fim de semana, residentes em Hamburgo e em Kiel, cidade vizinha que compartilharia a infraestrutura para os jogos, rejeitaram o projeto.

As críticas populares ao plano se concentram no custo – 11,2 bilhões de euros, cerca de 45 bilhões de reais, que viriam do poder público, de investidores e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O prefeito de Hamburgo, Olaf Scholz, lamentou a decisão popular. “Esta é uma decisão que nós não queríamos, mas está clara.”

Um porta-voz do COI afirmou que “uma grande oportunidade para a cidade, o país e o esporte na Alemanha foi perdida.”

Autoridades olímpicas alemãs haviam escolhido Hamburgo no lugar de Berlim para sediar os Jogos de 2024. A Alemanha não sedia as Olimpíadas desde 1972, quando foram realizados os Jogos de Munique – cuja população em 2013 também rejeitou a proposta de ser anfitriã das Olimpíadas de Inverno de 2022.

Em julho, a prefeitura de Boston decidiu se retirar da competição pela sede dos jogos de 2024 pela falta de apoio da população. A cidade que sediará esta edição dos Jogos Olímpicos será escolhida em setembro de 2017.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em referendo, população de Hamburgo rejeita proposta de sediar Jogos Olímpicos de 2024 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV