Fidel Castro se reúne com Frei Betto

Mais Lidos

  • Quantos tanques o Papa possui para a paz na Ucrânia? Artigo de Rafael Díaz-Salazar

    LER MAIS
  • Greta Thunberg, Doutora Honoris Causa em Teologia pela defesa da nossa casa comum

    LER MAIS
  • Chomsky e o melodrama tecnofóbico. Artigo de Bruno Cava

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Jonas | 29 Janeiro 2015

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, reuniu-se na tarde de terça-feira com o intelectual brasileiro Frei Betto, com quem conversou sobre temas nacionais e internacionais, entre eles o encontro que o teólogo teve com o Papa Francisco, no último mês de abril, informou hoje a imprensa oficial.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 28-01-2015. A tradução é do Cepat.

Fidel recebe Frei Betto”, intitulam os jornais Granma e Juventud Rebelde em suas páginas junto a uma abreviada nota de três parágrafos sobre o encontro, que não contou com a divulgação de fotos.

Foto: http://goo.gl/1A79rz

Segundo essa nota, “a entrevista ocorreu em um clima afetuoso, característico das amplas e fraternais relações” entre o líder cubano e Betto, que é autor, entre outros, do livro “Fidel e a religião”.

Na “amistosa” conversa com Fidel Castro, o teólogo brasileiro falou sobre a reunião que teve com o Papa Francisco, no último dia 9 de abril, na residência do Pontífice, no Vaticano.

Frei Betto está em Havana, onde nesta semana proferiu uma conferência magistral, no Congresso Internacional de Pedagogia 2015.

Em declarações aos meios de comunicação cubanos, em razão desse evento educativo, Betto se referiu à aproximação entre Cuba e Estados Unidos, e destacou que “a dignidade e a estima pela austeridade no modo de viver dos cubanos será essencial” para enfrentar os desafios desta nova etapa.

“Será um choque entre um “caminhão consumista” e um ‘Lada sóbrio’”, comentou o intelectual brasileiro.

O encontro entre Fidel Castro e Betto ocorreu um dia após o primeiro pronunciamento do ex-presidente cubano sobre o restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos, anunciado em uma carta que enviou, na segunda-feira, aos estudantes da Universidade de Havana.

Nessa mensagem, o líder da Revolução cubana disse que não confia na política dos Estados Unidos, mas que também não rejeita a “solução pacífica” dos conflitos, nem a negociação, caso se realize de acordo com as normas internacionais.

No último dia 17 de dezembro, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, anunciaram em seus discursos, em Washington e Havana, o restabelecimento das relações dos dois países, distanciados desde 1961.

O acordo chegou após 18 meses de negociações, que foram mediadas pelo Papa Francisco e o Governo do Canadá.

As primeiras conversas oficiais entre Havana e Washington para traçar o percurso do processo de normalização das relações ocorreram na capital cubana, nos passados dias 21 e 22 de janeiro.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fidel Castro se reúne com Frei Betto - Instituto Humanitas Unisinos - IHU