Papa deve se encontrar com vítimas de abusos no Vaticano

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Junho 2014

O Papa Francisco deve se encontrar com sobreviventes de abusos sexuais cometidos pelo clero na próxima semana, segundo reportagem de quinta-feira publicada no jornal independente irlandês The Irish Catholic.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada pelo portal National Catholic Reporter, 26-06-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A reportagem diz que as vítimas de abusos vão se encontrar com Francisco na casa de hóspedes vaticana onde o pontífice vive. Segundo o texto, estarão presentes sobreviventes da Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos e Polônia.

O encontro dá sequência a uma fala feita pelo Papa Francisco durante uma coletiva de imprensa após a viagem feita à Terra Santa no mês de maio, quando disse que realizaria um encontro desta natureza. O evento também estava marcado para acontecer durante a mesma semana da reunião do Conselho dos Cardeais – entre os dias 1 e 4 de julho. Este Conselho é formado por um grupo de cardeais que assessoram o pontífice na reforma da governança da Igreja.

Entre os membros deste grupo está o cardeal de Boston Sean O’Malley, que hoje atua numa nova comissão papal para o abuso sexual do clero e que, a pedido de Francisco, participará no encontro com os sobreviventes.

O encontro com Francisco vai ser privado e permitirá aos participantes contarem seus sofrimentos ao pontífice diretamente, segundo o Irish Catholic. Em seguida, as vítimas poderão decidir se vão querer detalhar a experiência à imprensa.

A nova comissão papal sobre abuso sexual por parte do clero se encontrou no Vaticano pela primeira vez em maio. Embora o Vaticano não tivesse anunciado a próxima reunião da comissão, o encontro de maio aconteceu depois de um encontro do Conselho dos Cardeais.