Cipriani chama o arcebispo Gerhard Müller de “ingênuo” por promover o encontro entre Francisco e Gustavo Gutiérrez

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 17 Setembro 2013

O cardeal de Lima, Juan Luis Cipriani, qualificou, no último sábado, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Gerhard Müller, de “ingênuo” por propiciar uma aproximação entre o Vaticano e a Teologia da Libertação.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 15-09-2013. A tradução é de André Langer.

Müller é “um bom alemão, um bom teólogo, mas um pouco ingênuo”, disse o arcebispo de Lima, primeiro cardeal da Opus Dei na América Latina e crítico da Teologia da Libertação.

O arcebispo alemão propiciou a reunião da quarta-feira entre o Papa Francisco e o sacerdote dominicano peruano Gustavo Gutiérrez, considerado o pai da Teologia da Libertação.

“Minha leitura (dessa reunião) é que (Müller) quis aproximar-se do seu amigo (Gutiérrez), por quem tem um carinho todo especial, a quem quer de alguma maneira ajudar a corrigir e inserir-se na Igreja Católica”, assinalou Cipriani durante o seu programa semanal “Diálogos de Fé”, na rádio RPP.

A reunião, revelada na quinta-feira pelo Vaticano, “está sendo utilizada” para descrever uma aproximação com uma corrente teológica que “foi prejudicial à Igreja”, afirmou Cipriani, cabeça visível da ala mais dura da Igreja Católica na região.

Segundo Cipriani, enquanto Joseph Ratzinger era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, isto é, o guardião da ortodoxia do Vaticano, exigiu, entre 1984 e 1986, que Gutiérrez “corrigisse dois de seus livros: Teologia da Libertação e A Força dos Pobres, que foram prejudiciais à Igreja”. “Se, afinal, se corrigiu, não sei”, disse o cardeal peruano.

No entanto, segundo Müller, embora Ratzinger tenha criticado a Teologia da Libertação em seus documentos doutrinais, também reconheceu intuições justas, principalmente a preferência pelos pobres.

O professor estadunidense Jeffrey Klaiber, historiador das religiões na Universidade Católica do Peru, disse à AFP, na sexta-feira, que a reunião “é um novo e grande passo para tirar das sombras a Teologia da Libertação”.

Klaiber destacou que “esta teologia foi revista e aprovada por Bento XVI, mas depois foi marginalizada (...) pela cúpula vaticana”, onde a Opus Dei exerceu um papel relevante.

A reunião do papa com Gutiérrez marca o ponto mais alto até hoje do que se considera ser a reabilitação da Teologia da Libertação, corrente nascida na América Latina nos anos 1970 e combatida pelo Vaticano.

O confronto entre o Vaticano e a Teologia da Libertação remonta ao Pontificado de João Paulo II, que, em 1979, declarou que “uma concepção de Cristo como político, revolucionário, como o subversivo de Nazaré não corresponde à catequese da Igreja”.

O Papa Francisco, defensor de uma Igreja dos pobres, sempre foi crítico em relação a estes teólogos pelas mesmas razões que seu antecessor.

Gutiérrez disse esta semana que as ações do “Papa Francisco me lembram muito o Papa João XXIII”, que convocou o Concílio Vaticano II que impulsionou mudanças e a modernização da Igreja na década de 1960.

Gutiérrez nunca foi censurado nem sancionado pelo Vaticano, ao contrário do que aconteceu com teólogos brasileiros, como Leonardo Boff.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cipriani chama o arcebispo Gerhard Müller de “ingênuo” por promover o encontro entre Francisco e Gustavo Gutiérrez - Instituto Humanitas Unisinos - IHU