Bento XVI se despede de cardeais e promete obediência ao novo papa

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • Governo Trump alerta que a Europa se expõe ao “desaparecimento da civilização” e coloca o seu foco na América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Fevereiro 2013

Bento XVI fez na manhã desta quinta-feira um de seus últimos pronunciamentos ainda como papa. Em encontro com cardeais, ele afirmou que permanecerá os próximos dias em oração para que todos estejam próximos do Espírito Santo na escolha do novo papa. "Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.

A informação é publicada pelo Jornal do Brasil, 28-02-2013.

Ele prometeu obediência ao religioso que sucedê-lo: "Que o Senhor mostre aquele que Ele deseja", afirmou. "A partir de hoje prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse.

Bento XVI também agradeceu o apoio dos cardeais nos oito anos de Pontificado: "Para mim também foi uma alegria estar convosco estes oito anos na luz da presença do Senhor Santificado", disse o religioso. Bento XVI também fez um apelo para que a Igreja Católica permaneça unida.

Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, manifestaram sua gratidão a Bento XVI por seus oito anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um 'exemplo'.

Cerca de 100 cardeais participaram do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano Eles receberam Bento XVI com aplausos de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente de Bento XVI.

Uma vez findo o processo da renúncia, começa o da sucessão. No dia 1º de março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do Conclave, cuja data será decidida nos próximos dias.

Visto que o dia 1º é sexta-feira, o mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4, na semana seguinte.