O Papa concede o perdão a Paolo Gabriele

Mais Lidos

  • Edgar Morin e o seu centenário. Odisseia, complexidade e incerteza

    LER MAIS
  • Edgar Morin (1921-2026): “A experiência me mostrou que o improvável pode acontecer”

    LER MAIS
  • Quando o clericalismo se torna narcisismo, o altar transforma-se num palco. Artigo de Phyllis Zagano

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: André | 02 Janeiro 2013

Bento XVI concedeu, no dia 22 de dezembro de 2012, o indulto a Paolo Gabriele, seu ex-mordomo condenado a 18 meses de reclusão por roubo agravado com a acusação de ter vazado documentos reservados do escritório Pontifício.

A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 22-12-2012. A tradução é do Cepat.

A notícia foi dada ao meio-dia de 22 de dezembro pelo Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Gabriele encontrava-se na prisão, dentro do Vaticano, desde o passado dia 25 de outubro, quando sua sentença de condenação converteu-se em definitiva no final do processo.

Na sequência, oferecemos o texto do comunicado emitido pela Secretaria de Estado:

“Esta manhã o Santo Padre visitou na prisão a Paolo Gabriele para confirmar-lhe o perdão e comunicar-lhe pessoalmente que acolheu seu pedido de graça, perdoando-lhe a pena infligida. Tratou-se de um gesto paternal para com uma pessoa com a qual o Papa compartilhou durante vários anos um tratamento diário”. “Na sequência, o sr. Gabriele foi libertado e voltou para casa. Embora não possa retomar seu trabalho precedente nem continuar morando no Vaticano, a Santa Sé, confiando na sinceridade do arrependimento manifestado, quer oferecer-lhe a oportunidade de retomar com serenidade a vida junto à sua família”.