5ª Semana Social Brasileira: do Estado que temos ao Estado que queremos

Mais Lidos

  • Bayer escolhe Brasil para estrear complemento a agrotóxico mais polêmico do mundo

    LER MAIS
  • Na semana do Dia das Mães, a pesquisadora explica como o mercado de trabalho penaliza mulheres chefes de família com filhos e sem cônjuge

    Mães solo e os desafios do cotidiano: dificuldades e vulnerabilidades nos espaços públicos. Entrevista especial com Mariene de Queiroz Ramos

    LER MAIS
  • Matemático e filósofo reflete sobre a missão civilizatória das Ciências Humanas diante do desenvolvimento da Inteligência Artificial

    Universidade e o projeto de futuro das Big Techs: pensamento crítico versus inteligência como ‘utility’. Entrevista especial com Walter Carnielli

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

21 Setembro 2011

A preparação para a 5ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está em pleno andamento. O articulador nacional da 5ª Semana, padre Nelito Dornelas, fez uma rápida exposição dos grandes desafios que se apresentam neste momento ao plenário da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral, o Consep, reunido desde hoje, 20, e segue até a próxima quinta-feira, 22, na sede da Conferência, em Brasília.

A informação é do Boletim da CNBB, 20-09-2011.

Segundo o articulador, a Igreja no Brasil tem uma sólida tradição na realização desse tipo de movimento, especialmente em níveis regionais e locais. “Já em 1936, o cardeal Sebastião Leme, do Rio de Janeiro, realizava uma Semana Social. Portanto, as quatro primeiras Semanas simbolizam também um número significativo de pequenas iniciativas do mesmo tipo, isso sem esquecer que cada Semana Nacional se desdobra em eventos locais. Depois da 4ª. Semana, por exemplo, cerca de 280 encontros foram feitos para o repasse do conteúdo da Semana Nacional”, disse o padre Nelito.

O padre também acenou para o tema central da 5ª Semana e recomendou a atenção ao documento 91 da CNBB (Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática) que dá os elementos centrais da reflexão que é proposta a ser feita até o final de junho de 2013.

“O papel do estado e sua urgente reforma serão os grandes desafios norteadores do estudo, do debate e da oração tanto no período preparatório quanto da realização do evento”, disse o articulador.

A data e local serão definidos no correr do processo preparatório com ampla divulgação por parte da Comissão.