O Pai-Nosso em MP3

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • Movimento dos Focolares à prova

    LER MAIS
  • “Sendo 1% da população, os indígenas são a ponta de lança na resistência a Bolsonaro.” Entrevista com Raúl Zibechi

    LER MAIS
  • O desafio do pós-teísmo. Artigo de Paolo Gamberini

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


10 Março 2011

Mesmo que a Irmã Internet tenha ido à greve e o Vaticano proíba o aplicativo que permitia confessar-se pelo iPhone, Deus está em todos os sítios, até entre panelas, como dizia Santa Teresa. "E entre os mil afazeres de um mundo veloz", arrematam os jesuítas. Por isso, a Companhia de Jesus se somou ao apostolado virtual com o Rezandovoy, uma página na internet que entrou em operação neste dia 9 de março (Quarta-feira de Cinzas), e a partir da qual se convidará os crentes a meditar através da oração. A religião se adapta assim aos avanços tecnológicos e, para atrair adeptos, propõe buscar a Deus no dia-a-dia.

A reportagem é de Aitzol García e está publicada no jornal espanhol Deia, 08-03-2011. A tradução é do Cepat.

Para os fiéis que não rezam porque não sabem nenhuma oração ou porque as que conhecem são longas e chatas, surge esta web promovida por um grupo de jesuítas de Valladolid, que assume que "as novas tecnologias são imprescindíveis". Chama-se www.rezandovoy.org e é a primeira página de oração on-line da Espanha. Herda, contudo, a ideia que os jesuítas ingleses colocaram em prática há três anos – www.prayasyoungo.org – e que conta com cerca de 90.000 visitas semanais.

A partir desta quarta-feira os internautas disporão diariamente de uma proposta de oração em formato áudio de descarga absolutamente gratuita com uma duração aproximada de dez minutos, segundo explicou o sacerdote José María Rodríguez Olaizola, coordenador do projeto, teólogo e sociólogo. Junto com ele trabalham um programador e um desinger, afora uma equipe de 28 colaboradores. Oito deles colocaram suas vozes às orações e outros 20 redigiram as reflexões vinculadas ao Evangelho. As companhias discográficas, por sua vez, cederam os direitos para o uso de sua música.

"As novas tecnologias – diz este religioso – são imprescindíveis na sociedade atual, estão cheias de possibilidades e a Igreja não pode ficar alheia. A questão é aproveitá-las bem e de uma maneira válida", precisa. A ideia básica desta proposta consiste em uma breve introdução do dia, prossegue com a leitura do Evangelho do dia ou de qualquer outro texto das Escrituras e se encadeia com uma série de perguntas abertas "para que o internauta reflita em função de sua situação ou experiência pessoal" e finaliza com uma conclusão. Tudo isso com um fundo musical ou cantos previamente selecionados.

"O objetivo – diz José María Rodríguez – é que a oração diária permaneça na tela ao menos durante duas semanas. No momento já temos material até o mês de junho e em breve receberemos as propostas até setembro". Porque, segundo os jesuítas, uma ordem que foi fundada no século XVI por Santo Inácio de Loyola (1491-1556), também é possível a busca de Deus no ciberespaço. Em vista da penetração da internet e da proliferação de usuários da rede através de telefones celulares, é normal que estes religiosos replicassem a ideia inglesa, com a intenção de chegar a toda a população de fala hispânica.

Os mentores do Rezandovoy asseguram que sua intenção é desmistificar o ato da oração: "Costumamos pensar que para rezar é necessário serenar o ânimo, estar em um lugar especial, em condições especiais, em silêncio, dispondo de muito tempo e com alguma imagem, vela, símbolo que nos ajude... O fato é que é mais fácil do que imaginamos!". Na sua opinião, "para rezar basta ter vontade: podes baixar a oração e escutá-la no caminho para a faculdade, enquanto fazes as compras, esperas na parada de ônibus, o tempo que tens que passar no carro, enquanto cozinhas...".

O conteúdo da página é variável, com cinco descargas para cada dia da semana que manterão em todos os casos um formato similar. Também será possível assiná-la de maneira que não será preciso baixar os arquivos diária ou semanalmente; estes serão descarregados automaticamente ao conectar o dispositivo, "para que os usuários não tenham que estar entrando na internet todos os dias".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Pai-Nosso em MP3 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV