O Papa aos jovens da Youth4climate: tomar decisões sábias para o bem da humanidade

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Para ser ouvida, a Igreja precisa mudar de método. Entrevista com Jean-Claude Hollerich, relator do próximo Sínodo

    LER MAIS
  • A Europa e a guerra da Ucrânia. Artigo de Boaventura de Sousa Santos

    LER MAIS
  • “O virtual não pode ser tudo, porque se for tudo, a vida não faz sentido”. Entrevista com Cédric Durand

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


30 Setembro 2021


Mensagem de vídeo de Francisco aos jovens reunidos em Milão em preparação para a Cop26 em Glasgow. É necessário promover uma cultura do cuidado que vá além de soluções técnicas e políticas.

A reportagem é de Mariangela Jaguraba, publicada por Vatican News, 29-09-2021. 

"Queridos jovens, quero agradecer-lhes pelos sonhos e projetos de bem que vocês têm e pelo fato de se preocuparem tanto com as relações humanas e com o cuidado com o meio ambiente."

Estas são as palavras do Papa Francisco na mensagem em vídeo, divulgada nesta quarta-feira (29/09), por ocasião da Youth4climate, conferência dos jovens pelo clima, que teve início, em Milão, na Itália, na terça-feira, 28, e prossegue até 30 de setembro, organizada pelo Governo italiano em parceria com o Reino Unido, em vista da Cop26 de Glasgow, na Escócia, em novembro próximo.

Segundo o Papa, os jovens têm "uma preocupação que faz bem a todos. Essa visão é capaz de colocar o mundo dos adultos em crise, pois mostra que vocês não estão apenas preparados para agir, mas estão disponíveis para a escuta paciente, o diálogo construtivo e a compreensão recíproca".

Francisco os encorajou "a unir os esforços através de uma ampla aliança educativa para formar gerações de bem, maduras, capazes de superar as fragmentações e reconstruir o tecido das relações de modo que possamos chegar a uma humanidade mais fraterna".

Diz-se que vocês são futuro, mas nessas coisas vocês são o presente, são os que estão construindo hoje, no presente, o futuro. O Pacto Educativo Global, lançado em 2019, vai nessa direção e tenta dar respostas compartilhadas à mudança histórica que a humanidade está vivendo e que a pandemia tornou ainda mais evidente. Não bastam soluções técnicas e políticas, se não estiverem amparadas pela responsabilidade de cada membro e por um processo educativo que favoreça um modelo cultural de desenvolvimento e sustentabilidade voltado para a fraternidade e a aliança entre o ser humano e o meio ambiente. Deve haver harmonia entre as pessoas, homens e mulheres e o meio ambiente. Não somos inimigos, não somos indiferentes. Fazemos parte dessa harmonia cósmica.

Segundo o Papa, "através de ideias e projetos comuns, será possível encontrar soluções que superem a pobreza energética e coloquem o cuidado dos bens comuns no centro das políticas nacionais e internacionais, favorecendo a produção sustentável, a economia circular e o compartilhamento de tecnologias adequadas".

Francisco ressaltou que "é o momento de tomar decisões sábias para que as muitas experiências adquiridas nos últimos anos possam ser aproveitadas, a fim de tornar possível uma cultura do cuidado, uma cultura de partilha responsável".

Por fim, o Papa encorajou os jovens "a desenvolverem o seu trabalho para o bem da humanidade".

 

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa aos jovens da Youth4climate: tomar decisões sábias para o bem da humanidade - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV