keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição com assinatura:
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos.

Apresentação

Os dois assuntos mundiais mais atrativos e interessantes dos últimos três anos têm sido a pandemia de Covid 19 e o conflito bélico na Ucrânia. No curso, oferecemos uma nova leitura interdisciplinar de ambos: a sua contribuição ao fim da realidade e da verdade na comunicação de massa.

Já desde 1895, Gustave Le Bon dizia que “as alucinações coletivas” são parte fundamental nas crenças de massa. Jean Baudrillard, cem anos depois, em 1995, afirmava que se tinha cometido o crime perfeito: “o assassinato da realidade”. Autor material: a imprensa. Autores intelectuais: diversos alvos comerciais e interesses políticos aos quais vende-se a notícia.

Objetivos

1) Como se conformam relatos e discursos que mudam a ordem natural da construção da informação, e como se fabrica a sua lucrativa desmesura (Rafael Bayce);

2) Como esses melodramas contam hoje os relatos formativos da massa (David Riesman, J. Martín-Barbero);

3) Por que se torna cada vez mais difícil fugir dessas ficções, mais do que reais, ‘hiperreais’ (Jean Baudrillard);

4) Que alteram a "nossa pele social" (Elisabeth Noelle-Neumann);

5) Que quase não podemos rejeitar sem sofrer dissonâncias cognitiva e emocional incomodas (Leon Festinger).

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU