keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição com assinatura:
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos.

Apresentação

O Ciclo de estudos Transição Energética e o Colapso Global. Limites e possibilidades é a síntese de temas centrais para o Instituto, como a sociedade sustentável, o papel dos distintos sujeitos socioculturais, os paradigmas tecnológicos e técnicos e seus desafios éticos, dentre outros. O esforço de articulação de diferentes matrizes teórico-filosóficas e científicas que se tangenciam nas discussões sobre o novo regime climático e a existência da vida no Planeta é o principal objetivo da realização deste evento, o qual pode ser considerado como um elemento prático da dedicação do IHU em intensificar o diálogo da Academia com os diversos setores da sociedade.

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente os desafios e oportunidades que (in)viabilizam a transição energética no mundo, seus impactos ambientais, sociais, econômicos e demográficos, bem como as possibilidades e limites do Brasil neste contexto

Objetivos específicos

- Analisar o modelo energético global predominante e os diferentes paradigmas em desenvolvimento e/ou que emergem como possibilidade;

- Compreender as relações existentes entre os paradigmas energéticos predominantes e os desafios contemporâneos como a guerra, a territorialidade, as migrações, a sustentabilidade, os modelos econômicos e de trabalho, o desenvolvimento tecnológico, o colonialismo, dentre outros;

- Perceber diferentes concepções de energia, sua presença/utilização pelos diferentes viventes e sua relevância para a sustentabilidade do Planeta;

- Identificar os limites e possibilidades dos paradigmas energéticos com seus impactos ambientais, sociais, econômicos, demográficos, dentre outros;

- Analisar as possibilidades, desafios e limites do Brasil no contexto de uma transição energética global;

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos