keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

O principal objetivo do Instituto Humanitas Unisinos – IHU é apontar novas questões e buscar respostas para os grandes desafios de nossa época, a partir da visão do humanismo social cristão, participando, ativa e ousadamente, do debate cultural em que se configura a sociedade do futuro.

Desta forma, a realização do Ciclo de Estudos Milton Santos. Espaço, Tempo, Razão e Emoção se justifica por estabelecer o diálogo e a análise dos desafios da sociedade contemporânea brasileira a partir de um de seus intérpretes mais fecundos. O olhar de Milton Santos para as céleres transformações de um mundo que opera através do meio técnico-científico-informacional ilumina e provoca uma ação voltada para as mazelas socioambientais oriundas de um projeto econômico de devastação e insustentabilidade. Por fim, o Ciclo abordará transversalmente temas centrais para o Instituto, como a ética, o trabalho e a sociedade sustentável.

Objetivo geral

Analisar o legado intelectual do geógrafo Milton Santos e suas contribuições epistemológicas e metodológicas para examinar a conjuntura brasileira contemporânea e seus desdobramentos tecnológicos e socioambientais.

Objetivos específicos

– Compreender o legado intelectual de Milton Santos, sua leitura do mundo e da realidade brasileira para o século XXI;

– Analisar a proposta de Milton Santos para uma Geografia Cidadã, bem como suas vicissitudes, limites e possibilidades para o Brasil e América Latina;

– Entender o papel do agronegócio na e para a formação da sociedade brasileira contemporânea, assim como suas relações com a urbanização corporativa e a pobreza estrutural;

– Refletir sobre as potencialidades dos movimentos sociais e o papel revolucionário das populações em situação de vulnerabilidade no contexto global financeirizado, desigual e pandêmico;

– Interpretar a conjuntura brasileira, seus desdobramentos técnicos, políticos e socioambientais a partir das propostas miltonianas;

– Analisar os desafios tecnológicos e socioambientais atuais no/do Estado do Rio Grande do Sul à luz de Milton Santos.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos