keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

“A verdade dos meus livros está no futuro”. Talvez não haja contexto mais preciso que o contemporâneo para lembrar a afirmação de Foucault. Se em 1976 ele publica sob o título “A Vontade de Saber” o primeiro volume de sua História da Sexualidade, apenas pouco antes da sua morte, em 1984, aparecem o segundo e terceiro volumes, “O Uso dos Prazeres” e o “Cuidado de si”, sob formas completamente distintas do plano original. Em fevereiro de 2018, inédito por trinta e quatro anos, finalmente vem a público o quarto volume “As Confissões da Carne”, entorno da constituição da ´ética do sujeito´.

Objetivos

Desde entradas e perspectivas múltiplas às reflexões foucaultianas, o ciclo busca interrogar a trajetória, desvios e linhas de fugas possíveis desde a análise dos volumes da História da Sexualidade e para além deles. Uma genealogia do homem do desejo, passando pelas análises sobre poder, biopolítica, corpo/prazer, desejo, amizade, artes de viver etc. distribui-se a partir dos encontros conduzidos por renomados professores de diversas áreas do conhecimento.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Escola de Humanidades/Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS

Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia)

Edição: 466

As eleições municipais espanholas realizadas na semana passada com a vitória em Barcelona e Madrid por parte de movimentos que emergiram das grandes manifestações de 2011, conhecidas com 15-M e o desafio da busca de institucionalidades de novo tipo é um dos temas desta edição. Rudá Ricci, sociólogo, e Bruno Cava, da rede Universidade Nômade e coeditor das revistas Lugar Comum e Global Brasil, contribuem no debate. Para mais informações e análises das eleições espanholas confira as Notícias do Dia publicadas na página do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Corpo e sexualidade. A contribuição de Michel Foucault

Edição: 335

O corpo e a sexualidade a partir da perspectiva de Michel Foucault é um dos temas discutidos na edição desta semana da revista IHU On-Line.

Michel Foucault, 80 anos

Edição: 203

Discutir a importância do legado do filósofo francês Michel Foucault, que em 15 de outubro de 2006 completaria 80 anos de vida. Essa é a proposta da presente edição da IHU On-Line, que já na edição 119, de 18-10-2004, refletiu a respeito desse pensador, por ocasião dos 20 anos do seu falecimento. Colaborando nesse debate, inúmeros pesquisadores foram entrevistados pela IHU On-Line, repensando a atualidade e as interfaces do pensamento de Foucault com outras áreas do conhecimento.