Postulador da causa de Romero: "Ele curou uma mulher grávida. A canonização pode ocorrer ainda este ano"

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Março 2017

Dom Vincenzo Paglia fala à InBlu Radio: “Uma mulher na sétima gravidez quase morreu com o bebê. Para os médicos, é uma cura inexplicável”.

A reportagem é do sítio da InBlu Radio, 03-03-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Alguns meses atrás, eu tive uma indicação: trata-se da cura de uma mulher grávida que, de acordo com um primeiro exame, é inexplicável. Esperamos que o milagre seja reconhecido. Seria uma coincidência extraordinária – dado que, neste ano, ocorrem os 100 anos do nascimento de Romero – poder estar às vésperas da sua canonização.”

A afirmação é do postulador da causa do bispo de El Salvador, Dom Vincenzo Paglia, em entrevista à InBlu Radio, a rede de rádios católicas italianas. Dom Romero, neste momento bem-aventurado, foi assassinado em 1980 por causa do seu compromisso contra a ditadura militar de El Salvador.

O milagre, ressaltou Dom Paglia, diz respeito a “uma mulher na sétima gravidez que estava indo muito mal. De acordo com os dados clínicos, ela deveria ter morrido junto com a criança. Inexplicavelmente, porém, a senhora se recuperou. Desde que conseguiu superar esse momento trágico, alguns médicos, que eu ouvi, consideraram a cura inexplicável. Ao mesmo tempo, algumas pessoas tinham rezado justamente para Dom Romero pela cura da mulher. Agora, vamos ver os resultados apresentados pelo Tribunal Diocesano, e, depois, será a Congregação que dará o juízo definitivo”.

“Há dois dias – continuou Dom Paglia – terminou o trabalho do Tribunal Diocesano da arquidiocese de El Salvador para a verificação de um dos milagres que foi submetido a exame. As cartas do Tribunal foram enviadas a Roma, para a Congregação para as Causas dos Santos, e uma comissão especial seguirá o procedimento estabelecido de acordo com as regras da própria Congregação. Se esse milagre for declarado como tal, então ele será apresentado à comissão cardinalícia e ao papa para a eventual aprovação. Posteriormente, seria necessário estabelecer a data da canonização. Depois da celebração da beatificação, de fato, é necessário que ocorra um milagre por intercessão, neste caso de Romero, para chegar à canonização.”

“Por enquanto – concluiu Dom Paglia – há apenas um caso em exame. Há outros milagres que foram apresentados aqui na Postulação, mas obviamente nós nos concentramos em um para levá-lo à conclusão. Depois, se ele não for bem, fazemos o exame também de outros milagres.”

Leia mais: