• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

‘A grande questão é se aprendemos algo com a 14ª tentativa de golpe’, avalia jurista Lênio Streck

Foto: Gustavo Moreno/STF | Brasil de Fato

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

03 Setembro 2025

O jurista Lênio Streck classifica o julgamento do núcleo central da tentativa de golpe de 8 de janeiro, iniciado nesta terça-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos mais importantes da história do Brasil. “O Brasil, na sua história, desde 1889, já teve 14 golpes e tentativas de golpes. A grande questão é se nós aprendemos algo com isso e se nós estamos livres de uma 15ª tentativa ou de golpe. Por isso esse julgamento é tão importante”, afirma, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A reportagem é de de Adele Robichez, José Eduardo Bernardes e Larissa Bohrer, publicada por Brasil de Fato, 02-09-2025.

Neste primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes fez a leitura do relatório, o procurador-geral Paulo Gonet leu a íntegra da acusação e as defesas de parte dos acusados apresentaram suas alegações. Segundo Streck, os votos dos ministros devem ser proferidos até 12 de setembro, e o processo continua dentro da normalidade.

O jurista avalia que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais réus é praticamente certa, ainda que divergências sobre a dosimetria das penas possam levar o caso ao plenário. “Eu estou considerando a condenação, parto dessa premissa. Por cinco [votos] a zero. Mas vamos supor que tenha dissidência do [ministro Luiz] Fux, [ficando] quatro a um. Não acredito em três a dois. Três a dois muda tudo”, indica.

Após os votos, ele explica que é esperado que as defesas apresentem recursos, como os embargos de declaração, que servem para apontar eventuais omissões ou contradições nas decisões. “É uma coisa absolutamente normal, é quase obrigação de todo advogado fazer embargos de declaração”, esclarece.

Para que possamos dizer “nunca mais”

Streck destaca que o julgamento precisa enviar uma mensagem clara para o futuro, evitando erros como a anistia de 1979, que beneficiou torturadores. Ele também compara o cenário brasileiro com a Alemanha, onde Adolf Hitler recebeu uma pena branda após uma tentativa de golpe em 1923. “Alimentar o crocodilo para ser comido por último não é uma boa tática. Quando Xandão [ministro do STF Alexandre de Moraes] diz que pacificação se faz com aplicação forte da lei e da justiça, é disso que se trata. Nós temos que olhar para o futuro e dizer nunca mais”, declara.

Sobre as críticas de que o Supremo concentra poder, Streck responde que essa leitura ignora o contexto. “Uma tentativa de golpe de Estado que, se tivesse dado certo, não teria a própria democracia. Isto é, as regras do jogo correm o risco de não serem mais regras do jogo. A culpa da tentativa de golpe é dos golpistas, não é do Supremo que se empodera em face das circunstâncias”, rebate.

Para o jurista, o julgamento tem valor histórico e simbólico. Citando o filme Argentina, 1985, dirigido por Santiago Mitre, sobre o processo contra militares da ditadura argentina, no qual, “no final, o promotor faz a sustentação oral, pedindo a condenação dos réus etc., faz um olhar dramático para a outra câmera, e diz: ‘Tudo isso para que possamos dizer ‘nunca mais”. Então, o nunca mais é simbólico nesse julgamento”.

Leia mais

  • Bolsonaro está no banco dos réus por tentativa de golpe em um julgamento essencial para a democracia global. Artigo de Bernardo Gutiérrez
  • The Economist: julgamento de Bolsonaro é "lição democrática"
  • O dia seguinte à condenação de Bolsonaro. Análise de Rudá Ricci
  • PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro; Silas Malafaia é alvo de busca e apreensão
  • Jair Bolsonaro: prisão domiciliar é decretada pelo STF por “flagrante desrespeito”
  • Ato pró-anistia mobiliza multidão e mostra que bolsonarismo não está derrotado, dizem analistas
  • E agora? PGR pede condenação de Bolsonaro e 7 réus do “núcleo central” da trama golpista
  • Democracia brasileira sofreu sucessivos golpes sob Bolsonaro. Entrevista com Eugênio Bucci
  • Ato em São Paulo revela virada estética, afetiva e política do bolsonarismo pós-8 de janeiro. Artigo de Isabela Kalil e Álex Kalil
  • Denúncia prova que 8 de janeiro era parte de plano golpista de Bolsonaro. Entrevista com Rafael Borges
  • Em país marcado por golpes, decisão do STF de tornar Bolsonaro réu é histórica, avaliam juristas
  • Bolsonaro em Copacabana: anatomia de um (semi)fracasso. Artigo de Mayra Goulart
  • 'Apocalipse nos Trópicos' acerta ao se aproximar de Silas Malafaia. Artigo de Inácio Araujo
  • Malafaia consulta “datacéu” para falar de voto evangélico
  • Silas Malafaia sobre esquerda: “Não tem moleza, é pau, é ideológico”
  • Silas Malafaia, 1º cavaleiro do apocalipse brasileiro. Artigo de Fábio Py
  • Vieira × Malafaia. Dois pastores evangélicos - duas visões diferentes
  • Religiosos que apoiaram Bolsonaro em 2018 agora indicam afastamento
  • “Barões evangélicos são parceiros de projeto ultraconservador de Bolsonaro”. Entrevista com o pastor e teólogo Ronilso Pacheco
  • Como chegamos até aqui? A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço
  • Eduardo Bolsonaro se reuniu com os golpistas brasileiros presos

Notícias relacionadas

  • Ataque de Gilmar à Ficha Limpa convém a Temer, que está inelegível

    LER MAIS
  • Carta pessoal do papa à presidente afastada Dilma Rousseff: a história do "golpe branco"

    LER MAIS
  • Enquanto isso no julgamento pelo impeachment...

    LER MAIS
  • “La historia es nuestra, la hacen los pueblos”

    “Dilma não evitou nenhuma pergunta nem nenhuma provocação. Teve de repetir-se à saciedade, para responder uma e outra vez ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados