‘Somos Igreja’ antes do documento sinodal: “A sinodalidade só será credível se levar a reformas reais em 2025”

Foto: Canva Pro | Pexels

Mais Lidos

  • Centenas de aeronaves americanas prontas para atacar. Forças russas e chinesas estão realizando exercícios com Teerã

    LER MAIS
  • Pesquisadora e autora do livro Capitalismo Gore, lançado recentemente no Brasil, analisa como a violência contra minorias políticas resulta de um embaralhamento entre patriarcado e lucratividade midiática que transforma líderes extremistas em chefes de estado

    O desafio de transcender o ódio, combustível da extrema-direita, para superar a teocracia midiática. Entrevista especial com Sayak Valencia

    LER MAIS
  • Jesuíta Reese sobre Trump: Um desastre para os Estados Unidos e para o mundo inteiro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

18 Julho 2024

  • A WAC está muito desiludida com o fato de tantos temas importantes terem sido retirados da agenda do Sínodo e entregues a 16 Grupos de Estudo (compostos por 74% de clérigos).

  • Ignorar o fato de que a maioria das pessoas em todo o mundo não participou no processo sinodal devido ao clericalismo continuará a ser um grande obstáculo

  • A WAC apela aos participantes do Sínodo para que formulem propostas fortes para permitir às igrejas locais a liberdade de reformar questões de grande importância para a sua situação cultural e social local.

O artigo é da We Are Church International, publicada por Religión Digital, 18-07-2024.

Eis o artigo.

A We Are Church International (WAC) está muito desiludida com o fato de as mulheres diáconas não estarem na agenda oficial da Segunda Sessão do Sínodo.

A WAC está muito desiludida com o fato de tantas questões importantes terem sido retiradas da agenda do Sínodo e entregues a 16 Grupos de Estudo (compostos por 74% de clérigos) que só apresentarão relatórios após a conclusão do Sínodo em 2025.

A WAC saúda a afirmação de que a forma mais eficaz de promover uma Igreja sinodal é a participação de todos nos processos de tomada de decisão, mas tememos que ignorar o fato de que a maioria das pessoas em todo o mundo não participou no processo sinodal devido ao clericalismo continuará a ser um grande obstáculo.

Nós somos Igreja

A WAC saúda a afirmação de que a adoção de um estilo sinodal nos permite superar a ideia de que todas as igrejas devem necessariamente avançar no mesmo ritmo em cada questão.

A WAC apela aos participantes do Sínodo para que formulem propostas fortes para a plena igualdade das mulheres.

A WAC apela aos participantes do Sínodo para que formulem propostas fortes para permitir às igrejas locais a liberdade de reformar questões de grande importância para a sua situação cultural e social local.

A sinodalidade só será credível se conduzir a reformas reais em 2025.

Leia mais