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A década chinesa no mercado de carros elétricos: do projeto ao predomínio global

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29 Mai 2024

Desde 2014, o governo de Xi Jinping vem colocando a expansão da produção de carros elétricos como uma prioridade da indústria automotiva chinesa, com sucesso.

A informação é publicada por ClimaInfo, 29-05-2024.

A traulitada tarifária imposta recentemente pelos EUA aos carros elétricos importados da China até poderia causar alguma preocupação imediata para as montadoras do país asiático – se tivesse acontecido pelo menos cinco anos atrás. Hoje, mesmo com os petardos de Washington e das capitais europeias, a indústria chinesa parece estar em posição relativamente segura para manter o predomínio global do setor, ao menos no médio prazo.

Essa posição chinesa não foi fruto de medidas imediatistas, como a elevação de 100% das tarifas sobre carros elétricos importados pelo governo de Joe Biden nos EUA. A Bloomberg reconstituiu esse caminho desde 2014, quando o presidente Xi Jinping fez um discurso no qual defendeu que a China assumisse a dianteira do desenvolvimento tecnológico dos veículos eletrificados.

Há dez anos, a China vendeu cerca de 75 mil carros elétricos híbridos e exportou cerca de 533 mil carros. O mercado chinês era dominado por fabricantes estrangeiros, como Volkswagen e GM, todos produzindo veículos a combustão. A mudança começou a partir da chegada de outra montadora fora da China, a norte-americana Tesla, que impulsionou seus concorrentes locais a avançar na mobilidade elétrica.

Uma década depois, o predomínio chinês é nítido. O país é o maior produtor global de carros elétricos, com 9,5 milhões de unidades montadas no ano passado. Os chineses também controlam a maior parte da cadeia de fornecimento de baterias, um “Calcanhar-de-Aquiles” para os planos de expansão elétrica das concorrentes ocidentais.

Os avanços da indústria automotiva chinesa no segmento elétrico, junto com a lentidão das montadoras europeias e norte-americanas em seus planos de eletrificação, criaram as condições para a “inundação” atual de carros elétricos importados da China.

As tarifas, um caminho natural em situações desse tipo, eram até esperadas. Mas ainda há uma grande polêmica mesmo nos EUA em torno da efetividade dessa medida. Por exemplo, o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, que chegou a defender o aumento das tarifas de importação sobre os carros elétricos chineses, criticou a medida do governo norte-americano, colocando-se contrário a ações que distorcessem o mercado. BBC, Guardian e Reuters repercutiram essa crítica.

Bloomberg (reproduzida por Estadão) e CNBC abordaram as dificuldades que EUA e Europa enfrentam hoje para barrar a entrada da concorrência chinesa.

Leia mais

  • O avanço da indústria de veículos elétricos na China
  • O poder desestruturante de Xi Jinping. Artigo de Francesco Sisci
  • A nova revolução chinesa: fim dos carros com motor de combustão interna
  • Infográfico: Mitos e verdades sobre os carros elétricos
  • Transição dos carros de combustão interna para os veículos elétricos: uma mudança de época
  • O ambicioso plano 'Made in China 2025' com que Pequim quer conquistar o mundo
  • O modo como a China desafia o Vale do Silício
  • China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país. Revista IHU On-Line Nº 528
  • Por que Xi Jinping é o “líder de tudo”. Artigo de Francesco Sisci
  • Superávit suicida da China. Artigo de Francesco Sisci
  • A China está encurralada? Artigo de Francesco Sisci
  • Triângulo impossível, Índia-China-EUA e uma Rota da Seda diferente. Artigo de Francesco Sisci
  • China: “No limiar de uma nova ordem global”
  • Brasil-China: até onde avançará a parceria?
  • Para recalcular o futuro, depois da viagem à China. Artigo de José Luís Fiori
  • China e Ásia: Ocidente e Oriente. Artigo de Moss Roberts
  • A presença da China na América Latina. Artigo de Claudio Katz
  • Por que o decrescimento demográfico da China é inexorável? Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Os movimentos de Xi Jinping. Rumo à multipolaridade. Artigo de Walter Mignolo
  • Musk e o novo estado privado contra o estado público. Artigo de Tarso Genro
  • O ataque de Elon Musk. Artigo de Luis Felipe Miguel

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