• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Questão fundiária e influência política em área de milícia motivaram assassinato de Marielle Franco, diz PF

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

26 Março 2024

Vereadora queria que área desejada por milicianos fosse entregue à moradia popular, apontam investigações.

A reportagem é de Igor Carvalho, publicada por Brasil de Fato, 25-03-2024.

Após a Polícia Federal (PF) prender o deputado federal Chiquinho Brazão (ex-União Brasil -RJ), Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil fluminense, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).

De acordo com o documento, os irmãos Brazão decidiram mandar assassinar Marielle Franco porque ela estaria se opondo à votação do PLC 174/2016, de autoria de Chiquinho Brazão, que era vereador na época. O projeto, conhecido como PL da Grilagem, versava sobre a regularização de lotes em bairros onde atuam as milícias do Rio de Janeiro.

Marielle Franco e o PSOL eram opositores ao PLC 174, que ironicamente acabou sendo aprovado no dia da morte da vereadora, 14 de março de 2018, com 27 votos favoráveis. Uma votação muito apertada, já que o mínimo é 26 votos. O desgaste político para a aprovação da matéria teria irritado Chiquinho Brazão.

De acordo com a investigação, os milicianos infiltraram um homem chamado Laerte Silva de Lima no PSOL para conseguir informações sobre a rotina de Marielle Franco. O infiltrado teria dito que a vereadora trabalhava nas áreas de milícias para que o projeto não ganhasse adesão popular.

“Como dito, Ronie Lessa ouviu de Domingos Brazão que o infiltrado Laerte teria levantado que Marielle pediu para a população não aderir a novos loteamentos situados em áreas de milícia”, diz o texto da Polícia Federal.

A intenção de Marielle Franco era que as áreas fossem entregues pelo poder público para moradia popular. Porém, os milicianos esperavam lucrar com a construção de imóveis irregulares que atenderiam às classes médias e alta da região.

Em entrevista coletiva, ainda no domingo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandoviski, comentou a contenda entre Marielle Franco e Chiquinho Brazão, apontada como estopim para a morte da vereadora.

“Ela se opunha justamente a esse grupo que, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, queria regularizar terras para usá-las com fins comerciais, enquanto o grupo da vereadora queria utilizar essas terras para fins sociais, fins de moradia popular” explicou o ministro.

Apresentado no dia 8 de dezembro de 2016 por Chiquinho Brazão, o PL 174 “permite a regularização de parcelamento do solo que contenha edificações unifamiliares e bifamiliares existentes e a posterior e imediata legalização da própria construção, situada nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá, na XXIV R.A, nas condições que menciona, e dá outras providências.”

Em sua primeira votação, em 25 de maio de 2017, o PL foi aprovado em primeiro turno, com voto contrário de Marielle Franco e toda a bancada do PSOL. Dias depois, o projeto recebeu um substitutivo que irritou Chiquinho Brazão, pois abrangia outras áreas do município.

Outro lado

A assessoria de imprensa de Domingos Brazão emitiu nota à Folha de S. Paulo em que afirma que o conselheiro "foi surpreendido" pela decisão do STF. O conselheiro do TCE afirma que inexiste "qualquer envolvimento com os personagens citados, ressaltando que delações não devem ser tratadas como verdade absoluta —especialmente quando se trata da palavra de criminosos que fizeram dos assassinatos seu meio de vida".

Ao Uol, a defesa de Rivaldo Barbosa justificou a ausência de manifestação por ainda não ter acesso aos autos nem à decisão que decretou a prisão.

Até o momento, não houve manifestação por parte do deputado federal Chiquinho Brazão.

Leia mais

  • A complexa trama entre milícia e Estado e a violência no Rio de Janeiro. Entrevista especial com José Claudio de Souza Alves
  • Marielle: o fio do novelo. Artigo de Sonia Fleury
  • Marielle e os dois pilares do poder e do capitalismo: o patriarcado e o aparato do Estado penal racista. Entrevista especial com Alana Moraes e José Cláudio Alves
  • “No Rio de Janeiro a milícia não é um poder paralelo. É o Estado”. Entrevista com José Cláudio Souza Alves
  • Intervenção no Rio de Janeiro é mais uma encenação político-midiática. Entrevista especial com José Cláudio Alves
  • Jurema Werneck: “Faz seis anos anos que as famílias de Marielle e Anderson aguardam resposta”
  • Assassinato de Marielle ‘‘será integralmente elucidado em breve’’, afirma Flávio Dino
  • Marielle: a semidelação show. Artigo de Carlos Tautz
  • Ministro da Justiça diz já ter novidades no caso Marielle: “Vamos chegar a uma solução do crime”. Entrevista com Flávio Dino
  • Quem mandou matar Marielle?
  • O Caso Marielle e o Estado miliciano no Rio. Artigo de Carlos Tautz
  • Estátua em homenagem a Marielle Franco é inaugurada no Rio
  • Dicionário de Favelas Marielle Franco une-se ao NPC em curso de comunicação popular
  • Por Marielle
  • Marielle: do corpo sem morte à morte sem corpo. artigo de José Claudio Souza Alves
  • O calvário de Marielle
  • ‘Devemos começar perguntar a quem interessa que o caso Marielle não seja elucidado’, diz Mônica Benício
  • Marielle vive!
  • Três anos após assassinato, Marielle e seus símbolos seguem incomodando grupos da extrema direita
  • As perguntas não respondidas sobre o caso Marielle
  • ‘Os assassinos não tinham ideia de que Marielle se tornaria gigante’

Notícias relacionadas

  • Depois de 33.000 mortes de imigrantes em 24 anos, será que a "Fortaleza Europa" continuará construindo muros?

    LER MAIS
  • A intervenção militar no Rio. O desafio é construir um Estado que destine os recursos públicos para a maioria da população. Entrevista especial com Jailson de Souza e Silva

    LER MAIS
  • República Centro-Africana: Bispo que abriga muçulmanos em seminário diz que o medo de morrer é real

    LER MAIS
  • República Centro Africana. “Estou na igreja com os muçulmanos. Ajudem-me a protegê-los”, apela bispo

    "Há 800 homens armados do lado de fora. A qualquer momento eles podem entrar na catedral e no seminário. Eu não sei por quanto [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados