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A crise da Caritas Internationalis e a necessidade de um novo modelo da Caritas. Artigo de Jesús Martínez Gordo

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12 Mai 2023

  • Duas advertências de Francisco sobre a raiz cristológica da caridade e sobre o "escândalo" que provoca vivê-la como "negócio" ou como funcionários e burocratas podem fazê-lo.

  • Seria desejável (mas é apenas um desejo, sem mais delongas) que uma reforma da Caritas (incluindo as diocesanas ou locais) fosse tentada, na qual o cuidado equilibrado fosse tomado da identidade distintiva.

O artigo é do teólogo espanhol Jesús Martínez Gordo, presbítero da Diocese de Bilbao e professor da Faculdade de Teologia de Victoria-Gasteiz e do Instituto Diocesano de Teologia e Pastoral de Bilbao, publicada por Religión Digital, 11-05-2023.

Eis o artigo.

Em 22-11-2022, o Papa Francisco destituiu a então diretoria da Caritas Internationalis, nomeando outras pessoas para os cargos, depois de tomar conhecimento dos resultados de uma auditoria que detectou deficiências nos procedimentos de gestão que prejudicaram gravemente o "espírito de equipe" e o "moral do pessoal". Ele incumbiu os novos gestores de “propor e apresentar novas ferramentas de gestão e liderança” antes da próxima Assembleia Geral do referido órgão, a ser realizado entre 11 e 14 de maio, altura em que seria eleita uma nova equipe executiva.

A caridade é "o abraço de Deus" ao pobre, "a sua carne"

Esta é a conhecida decisão que, tomada em seu tempo pelo Papa Bergoglio, causou grande surpresa. No entanto, suas considerações sobre a Caridade, dirigidas em 27-05-2019, também aos membros da Caritas Internationalis, no encerramento de sua XXI Assembleia Geral, permaneceram surpreendentemente silenciosas.

Nessa ocasião, ele dirigiu três mensagens que, segundo me parece, estiveram muito presentes nestes meses de preparação para a reunião de maio e que suspeito que também estarão presentes nesta assembleia. E que, se não me engano, creio que deveriam estar também nas nossas Caritas mais locais, sejam elas diocesanas ou paroquiais, caso pudessem iniciar um caminho de revisão presidido por estas palavras do Papa Bergoglio à Caritas Internationalis.

Naquela ocasião, disse-lhes, antes de tudo, que a caridade não era “uma ideia”, “um serviço estéril” ou “um sentimento piedoso” ou “uma simples oferta” ou uma “pílula calmante” para silenciar a nossa consciência. E, uma vez esclarecido o que não era, passou a recordar-lhes o que era: "o abraço de Deus aos homens" (...) "especialmente os mais pequeninos e os que sofrem" porque "o de Cristo" está escondido nos seus rostos. Eles "são sua carne, sinais de seu corpo crucificado". E, por isso, na relação com eles está em jogo "o encontro experiencial com Cristo" que envolve "o coração, a alma e todo o nosso ser"; algo que só é possível partilhando e vivendo "com os pobres e para os pobres". Diante deste importante fato, prosseguiu, só é aceitável uma caridade que se preocupe "em alcançá-los, mesmo nas periferias mais extremas", e que se faça com "delicadeza e ternura".

E, tendo recordado a matriz cristológica – e, portanto, espiritual e teológica, da caridade – disse, em segundo lugar, que “não se pode viver a caridade sem ter relações interpessoais com os pobres: viver com os pobres e para os pobres. Os pobres não são números, mas pessoas”. Quando isso não é levado em consideração, acabamos falando em caridade e em viver no luxo; organizamos um “Fórum sobre caridade desperdiçando tanto dinheiro desnecessariamente” ou jogamos o jogo da “cultura do desperdício e da indiferença”. E continuou: “sendo a caridade a mais cobiçada das virtudes a que o homem pode aspirar para imitar a Deus, é escandaloso ver trabalhadores da caridade que a transformam em negócio” (...). “Dói muito ver que alguns caritativos se tornam funcionários públicos e burocratas”, ou seja, assim o entendo, submetido, exclusivamente, aos critérios do que se vive e se desenvolve como trabalho rentável; e um pouco mais.

Estas duas recordações sobre a raiz cristológica da caridade e sobre o "escândalo" que provoca vivê-la como negócio ou como os funcionários e burocratas o podem fazer, levaram-no a encerrar a sua intervenção encorajando os presentes – e, através eles, todos os membros e trabalhadores da Caritas – para continuar "em comunhão com as comunidades eclesiais às quais vocês pertencem e das quais são uma expressão". Aqui está outro dado, desta vez de matriz eclesiológica, que deve ser levado em conta na reforma de qualquer Caritas.

A reforma da Caritas

Recordando as raízes cristológicas, eclesiais e espirituais da caridade cristã – e algumas das muitas precauções às quais se deve estar particularmente atento na sua gestão e liderança –, seria desejável (mas é apenas um desejo, sem mais delongas) experimentar uma reforma da Caritas (incluindo diocesana ou local) em que o cuidado equilibrado será tomado da "identidade distintiva" (isto é, cristológico e eclesial) da caridade e da justiça em favor desta, sem incorrer num espiritismo antiquado ou descarnado, bem como num assistencialismo totalmente desconsiderado de uma certa eficácia e justiça ou num profissionalismo que, obcecado pela rentabilidade, acaba sem alma ou, o que dá no mesmo, deixando de lado a mística e a espiritualidade que brotam do encontro com Deus nos pobres ou operando fora da comunidade cristã, ou seja, exteriorizada.

Acima de tudo, formulei uma proposta possível. Os interessados ​​podem lê-lo em Vida Nueva 3.032, p. 21, em 27 de janeiro de 2023: “A crise da Caritas Internationalis: gestão, direção e, sobretudo, caridade e justiça”.

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