Mundo digital é um importante território de missão, diz Lucio Ruiz, do Dicastério para as Comunicações

Oração no metaverso. Imagem: VR Church

03 Setembro 2022

 

Lucio Adrián Ruiz, padre argentino, secretário do Dicastério Vaticano para as Comunicações, diz que olhar para este mundo com um olhar missionário significa que algum dia pode haver um perfil oficial “Pontifex” no Minecraft.

 

“Temos que ver onde as pessoas estão, como estão e ir em missão, procurando maneiras de fazê-lo”, disse ele ao Crux.

 

Sem as devidas pesquisas e estudos, disse ele, “não podemos dizer sim ou não porque lá, no mundo virtual, pode haver uma pessoa que precisa ser resgatada, que está sofrendo. Quem vai ensinar o catecismo a essa pessoa? Quem vai levá-lo para visitar uma igreja?”.

 

Nos últimos meses, ele supervisionou um projeto chamado “A Igreja te escuta”, que recrutou 244 “influenciadores” como missionários para tentar ter o maior número possível de membros da “geração digital” participando do Sínodo sobre Sinodalidade, um processo de escuta anual lançado pelo Papa Francisco que será concluído em outubro de 2023.

 

Ruiz conversou na última terça-feira com o Crux sobre os influenciadores do sínodo, seu zelo missionário digital e Minecraft. O que se segue são trechos dessa conversa, editados por extensão.

 

A entrevista é de Inés San Martín, publicada por Crux, 31-08-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis a entrevista.

 

Como você chegou a Roma?

 

Eu estava trabalhando no CELAM, para o projeto Rede de Informação da Igreja Latino-Americana, como coordenador continental, e vim apresentar à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América (1996) a importância da entrada da Igreja em ambientes digitais para a evangelização, projetando na época que seria uma realidade que o futuro nos apresentaria.

 

Quando estive por aqui para isso, o cardeal Dario Castrillon Hoyos, então prefeito da Congregação para o Clero, me perguntou se eu estaria disposto a trabalhar para o papa. Como sou padre, disse que sim e, em um mês, estava me mudando para Roma permanentemente.

 

Trabalhei 12 anos como oficial no Clero, pois tinha muitos projetos importantes para a formação permanente do clero através do computador: criamos o sítio clerus.org (hoje clerus.va) e um sistema de teleconferências com circuito de 10 pontos em todo o mundo para que teólogos falassem, tivessem suas conferências transcritas e enviadas por e-mail para padres de todo o mundo, e através de CDs nos países sem acesso à internet.

 

Eventualmente, fui nomeado chefe do escritório de internet, até que o Papa Francisco fez a reforma dos escritórios de comunicações do Vaticano e me tornei secretário do Dicastério para as Comunicações.

 

O mundo digital – o computador, o telefone, o tablet – é um território de missão?

 

Absolutamente. Porque a tecnologia pode ser entendida como um instrumento, mas a realidade que emerge da tecnologia não é um instrumento, é um lugar onde as pessoas trocam pensamentos, sentimentos, tempo, afetos, onde compram e vendem coisas, onde escrevem e compartilham coisas com outros. É importante diferenciar o que é um instrumento que eu uso para fazer alguma coisa, de um lugar onde as pessoas passam o tempo.

 

Sendo um lugar onde a pessoa está, a Igreja tem que estar lá. E verificamos isso neste tempo de ouvir o Sínodo sobre a Sinodalidade. Muitas pessoas recorreram às esferas digitais para expressar seu sofrimento, sua solidão, suas necessidades. Lá verificamos que às vezes, onde não chegamos com presença, podemos chegar pela digitalidade, num processo de aproximação, de encontro. Mas para isso precisamos ser missionários, ir até onde as pessoas estão para abraçá-las, aproximá-las. Mas não estamos inventando a digitalidade.

 

O digital é diferente do virtual, que não existe; é uma construção do sistema, como os videogames. O digital, por outro lado, é o real, mas por meio de instrumentos computacionais.

 

Eu costumava dizer aos missionários de computador que nosso tempo, nosso afeto, nossa conversa e nossa fé são reais. A única coisa que é digital é o meio pelo qual nos conectamos, mas não há nada virtual no link. É importante entender isso porque a digitalidade nos permite estar nos lugares, compartilhando com quem está longe.

 

Há uma quantidade enorme de possibilidades que são reais, mas são digitalizadas, onde as pessoas oram, leem o evangelho, compartilham, pedem ajuda. E pudemos ver isso com influenciadores católicos.

 

Influenciadores católicos, missionários digitais, fizeram parte do projeto “A Igreja te escuta”. Como você chegou a esses influenciadores?

 

Tudo começa com o desejo de unir a nova cultura e ser, como diz o Papa Francisco, uma Igreja em saída. Apresentamos o projeto ao sínodo dizendo que se a igreja quer ouvir toda a igreja, não podemos esquecer que há uma parte da igreja que não está em nossas instituições e a quem temos que ir como missionários. Muitas dessas pessoas estão em espaços digitais.

 

Pedimos permissão para fazer um teste com três influenciadores para ver o que aconteceria. E a experiência do piloto foi muito boa, embora não ótima, e com muitas lições. O que nos surpreendeu foi como as pessoas se abriram para a possibilidade de compartilhar. Deve ter havido cerca de 1.500 pessoas que responderam nessa primeira etapa. Os próprios influenciadores nos ajudaram a fazer as sínteses. E o cardeal Mario Grech, que preside o escritório do Sínodo, gostou muito da ideia e nos pediu para continuar com ela.

 

Entramos em contato com as dioceses para ver se cada uma identificou influenciadores católicos locais, mas não existem tais listas. Então, pedimos sugestões a esses três influenciadores, porque o continente digital é transversal. Cada um nos apresentou a outro influenciador. E descobrimos que o momento era propício: fizemos muito pouco, abordamos três pessoas e explodiu, a ponto de agora termos 244 influenciadores católicos ajudando no Sínodo.

 

Todo o projeto durou menos de três meses, e os primeiros a participar do sínodo foram os próprios influenciadores, a quem contamos sobre o projeto. Se eles estivessem interessados, eles receberam um envio missionário: nos encontramos através do Zoom para rezar juntos e eles receberam uma bênção para ir às comunidades digitais. Foi impressionante ver tantos influenciadores em lágrimas, que estavam emocionados e não conseguiam acreditar que a Santa Sé estava valorizando o que eles fazem como uma verdadeira missão.

 

Qual é o trabalho de um missionário digital do Sínodo?

 

Eles tiveram que passar por um processo sinodal, que não é simplesmente preencher um questionário, mas um processo de escuta. Eles tinham que fazer duas ou três catequeses com postes, carretéis ou o que fosse o seu forte, explicando que a Igreja queria ouvi-los, não para mudar a doutrina, mas para entender suas vidas e saber o que eles precisam para que a Igreja possa estar mais perto deles para que se sintam incluídos. E depois dessas postagens, sim, as pessoas puderam responder o questionário. E muitas pessoas responderam, mesmo não crentes que tinham algo a dizer à Igreja. E foi impressionante, também poder entender por que eles se afastaram. Também ficamos surpresos com o fato de a Igreja estar fazendo perguntas a eles.

 

Você não tem medo de gerar mais desilusões se essas relações forem esquecidas após o Sínodo?

 

Este não foi um medo a posteriori, mas um que tivemos desde o minuto zero: a primeira coisa que os influenciadores nos perguntaram foi se os abandonaríamos quando tudo estivesse dito e feito. Eles querem que o Vaticano tenha um ministério digital e que a Igreja Católica abra os olhos para ver que esses influenciadores são verdadeiros missionários, jovens que amam Jesus, que amam a Igreja e que ajudam o próximo.

 

Não fomos a um influenciador que vende batatas fritas para pedir que falassem de Jesus, mas fomos a quem já falava de Jesus. O menor dos influenciadores tem mil seguidores e eles disseram que não eram grandes o suficiente para participar. Mas não conheço muitos padres que todos os dias do ano, em cada missa, tenham mil pessoas ouvindo sua homilia.

 

As ovelhas seguem o bom pastor porque reconhecem sua voz. As pessoas seguem esses influenciadores porque reconhecem algo neles, porque os acompanham, os ajudam em sua vida. Uma pessoa segue um influenciador porque gosta dessa voz.

 

Tendo sido um processo “viral” que passou de três influenciadores para quase 250, você não ficou preocupado que esses novos influenciadores tivessem uma pregação errônea? Ou que não respeitariam os ensinamentos da Igreja em matéria de vida humana – desde a concepção até a morte natural, sem abandonar o migrante, o pobre, o indigente?

 

Tivemos milhões de medos, não um, mas sempre com a bandeira do Papa Francisco que diz que prefere uma Igreja machucada porque sai em missão a uma que está mofada porque está trancada, protegendo suas próprias coisas. Nos baseamos na corrente apostólica: cada influenciador era responsável por aqueles a quem apresentava o projeto. A condição era que eles acreditassem em Deus, seguissem a Igreja e amassem o papa.

 

Na área digital, você projetou o futuro trabalhando com a internet e o computador muito antes dessas ferramentas estarem disponíveis para as massas. No mundo virtual, como você vê essa missão funcionando? Você consegue imaginar um perfil oficial do papa no Minecraft?

 

Eu acho que é uma realidade muito nova, e para elaborar um pensamento, uma teoria sobre isso você tem que ter cuidado e fazer bem feito. O que me orienta é ser missionário, olhar onde as pessoas estão, como estão, e depois ir em missão, procurando maneiras de fazê-lo, talvez com especialistas em várias áreas.

 

A priori, não podemos dizer sim ou não, porque ali, no mundo virtual, pode haver uma pessoa que precisa ser resgatada, que está sofrendo. Quem vai ensinar o catecismo a essa pessoa? Quem vai levá-lo para visitar uma Igreja? É algo que precisa ser estudado, mas com olhos missionários, para que possamos buscar as pessoas onde elas estão.

 

Comecei com a tecnologia a serviço da missão quando havia disquetes, então, depois de todo esse tempo, seria fácil presumir que tenho todas as respostas sobre essas questões. Mas quando você se deixa desafiar pela realidade, onde há uma pessoa que vive, que sente, que reza, que sofre, o amor missionário da Igreja começa a responder de outra forma. É a resposta da igreja mãe, que, vendo o filho sofrer, o ajuda.

 

A grande resposta ao processo de escuta é “samaritanizar”. Todo mundo é um bom samaritano, que não disse: “Vou chamar meu chefe, ele vai te mandar uma ambulância”. Foi ele quem arregaçou as mangas, o ajudou, colocou seu dinheiro. Não temos que esperar que a Igreja faça um documento para chegar aos necessitados, e isso inclui o mundo digital.

 

Não fomos os únicos membros do sínodo a usar ferramentas digitais: muitas paróquias preencheram os formulários online. A particularidade complementar não estava em usar ferramentas digitais, mas tentar fazê-lo com os olhos das gerações digitais, fazê-lo com sua própria linguagem, com seus próprios missionários.

 

O processo continental do Sínodo foi lançado. Haverá um “continente digital”?

 

Não, porque chamá-lo formalmente de continente vai gerar mais problemas do que soluções, mas podemos falar de um processo de escuta digital, e cada continente tem a possibilidade de realizá-lo.

 

Vivemos em um ambiente que é tanto presencial quanto digital; pode-se construir um relacionamento real à distância através de um meio digital. A peculiaridade do nosso processo de escuta não foi o meio, mas o fato de que o realizamos com os olhos das gerações digitais. O valor do nosso projeto piloto foi descobrir essa realidade da Igreja que também quer ser acolhida, guiada e ajudada, pois tem a capacidade de ir até quem compartilha desse mundo digital e falar com eles sobre Jesus, que é o único que realmente cura a existência.

 

Leia mais