Viver a Páscoa no plano pessoal e existencial

Foto: Cathopic

15 Abril 2022

 

"Além da atualização da Páscoa no plano litúrgico-sacramental, tal como celebraremos neste domingo, somos convidados a vivê-la em nossa própria vida, isto é, no plano pessoal e existencial".

 

O comentário é de Patricia Fachin, jornalista, graduada e mestre em Filosofia pela Unisinos.

 

"Ele nos fez passar:
da escravidão à liberdade,
da tristeza à alegria,
do luto à festa,
das trevas à luz,
da escravidão à redenção.
Por isso, digamos diante dele: aleluia!"

(Pesachim X,5)

 

Além da atualização da Páscoa no plano litúrgico-sacramental, tal como celebraremos neste domingo, somos convidados a vivê-la em nossa própria vida, isto é, no plano pessoal e existencial, para repetir as palavras acima, da liturgia pascal hebraica e cristã. Viver a Páscoa na própria existência, explica o pregador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa, consiste não "em entrar em si mesmo, mas em sair de si mesmo", não "no encontrar-se, mas no perder-se, no negar-se".

 

Para atualizá-la em nossas vidas, dois são os movimentos necessários: "a passagem dos vícios para a virtude e da culpa para a graça"; e "passar de fora para dentro de nós", "do exterior para o interior", em outras palavras, sermos nós mesmos "o templo do Deus vivo", como nos exorta São Paulo em sua pregação aos coríntios (2Cor 6,16): "Purifiquem-se do velho fermento, para serem uma massa nova, já que vocês são ázimos. Pois o Cristo, nossa Páscoa, foi imolado".

 

Trata-se de abandonar o nosso "eu velho", o nosso "coração de pedra", o nosso "amor próprio", para iniciarmos uma "vida nova" com Cristo. O caminho que garante a travessia dessa passagem é a oração.

 

 

Um sermão de Santo Agostinho, retomando as palavras de Isaías, "Voltai ao coração, ó prevaricadores" (Is 46,8), sugere o pregador, pode nos orientar na direção de preparar nosso coração para celebrarmos o mistério pascal na nossa própria existência:

 

"Em certa altura ele faz esse apelo apaixonado: 'Reentrai em vosso coração! Para onde quereis ir distantes de vós mesmos? Estando distantes haveis de vos perder. Por que vos colocais em estradas desertas? Deixai esse caminho que voz conduz fora do rumo; voltai ao Senhor. Ele está pronto. Primeiro entra em teu coração, tu que te tornaste estranho a ti mesmo por tanto vaguear: não conheces a ti mesmo e procuras aquele que te criou! Volta, volta ao coração, separa-te do corpo... Volta ao coração: aí examina aquilo que talvez percebas de Deus, porque aí se encontra a imagem de Deus; na interioridade do homem habita Cristo, na tua interioridade serás renovado segundo a imagem de Deus'".

 

  

 

Leia mais