Sínodo da Amazônia – Está concluído o trabalho dos círculos menores

Círculos Menores no Sínodo para a Amazônia (Foto: Vatican Media)

Mais Lidos

  • Quatro grandes grupos não homogêneos se destacam no cenário interno. Entretanto, suas articulações nesse ambiente repressivo estão ainda mais impactadas frente ao conflito deflagrado por Israel e EUA, cuja reação iraniana foi subestimada

    Movimentos sociais no Irã: protagonismo na resistência à política imperialista mundial. Entrevista especial com Camila Hirt Munareto

    LER MAIS
  • A ameaça de Trump: "O Irã precisa aceitar o plano dos EUA ou eu o destruirei da noite para o dia"

    LER MAIS
  • Os deuses enlouquecem a quem querem destruir. Artigo de Giorgio Agamben

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

23 Outubro 2019

O trabalho dos Círculos menores no Sínodo Especial sobre a Amazônia termina na noite de terça-feira, 22 de outubro, com a apresentação dos modos coletivos, as emendas ao projeto do documento final mostrado na manhã de segunda-feira no plenário pelo relator geral, o cardeal brasileiro Cláudio Hummes.

A informação foi publicada por L'Osservatore Romano, 22-10-2019. A tradução é de Luisa Rabolini

A partir de quarta-feira 23, o próprio orador geral e os secretários especiais, com a ajuda dos especialistas, os inserirão no texto, destinado depois à revisão e à aprovação da Comissão indicada para a redação do documento final. Este último será lido na assembleia durante a décima quinta congregação geral, programada para a tarde da sexta-feira 25. No dia seguinte, sempre à tarde, está agendada a última congregação, durante a qual o texto do documento será votado pelos padres sinodais, que na manhã de domingo concelebrarão na basílica do Vaticano a missa final presidida pelo Papa Francisco.

Enquanto isso, no tradicional briefing de fim de manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé, na terça-feira 22 de outubro, participaram o cardeal capuchinho Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa na República Democrática do Congo; o bispo Karel Martinus Choennie, de Paramaribo, no Suriname; o arcebispo franciscano Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, presidente da Conferência Episcopal do Peru e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); e a brasileira Judite da Rocha, coordenadora nacional do Movimento de vítimas das barragens.

Leia mais