• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Sínodo, a voz da Amazônia

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Junho 2019

Em 17 de junho de 2019, foi divulgado o Instrumentum laboris para a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, a ser realizada em Roma de 6 a 27 de outubro de 2019. O título que o Papa Francisco deu a este Sínodo é "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral".

O comentário é do Monsenhor Ettore Malnati, Vigário episcopal para o laicato e a cultura da Diocese de Trieste, publicado por Vatican Insider, 25-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Esse documento, cuidadosamente preparado, começou de baixo, ou seja, depois de ouvir as urgências e as preocupações das populações desses países e o grande risco com o clima e a ecologia do planeta-terra, foi elaborado após um discernimento antropológico, eclesiológico e ecológico integral. Essa "escuta" será a plataforma de trabalho para os membros do Sínodo na Amazônia.

O Instrumentum é dividido em três partes precedidas por uma introdução que apresenta o que o documento quer alcançar de acordo com as atenções do Papa Francisco.

A primeira parte é a voz da Amazônia, dividida em quatro capítulos; a segunda trata da eclesiologia integral: o grito da terra e dos pobres, dividida em nove capítulos. A terceira parte apresenta as perspectivas de uma "Igreja profética na Amazônia: desafios e esperanças", dividida em oito capítulos para uma adequada e cuidadosa presença da Igreja por parte dos povos indígenas para uma Igreja em saída, em escuta e uma adequada e evangélica relação entre Igreja e poder.

A primeira parte traz o título: "A voz da Amazônia" e é introduzida por essa tomada de consciência da Igreja "de diferenciar-se claramente das novas colonizações, ouvindo os povos amazônicos para exercer com transparência seu papel profético" (n.7).
Esta primeira parte possui quatro capítulos que apresentam a vida dos povos do território amazônico, a vida da Igreja e a vida do Planeta (n.8).

A partir das muitas consultas realizadas em muitas regiões amazônicas, as Comunidades consideram que a vida em suas regiões é ameaçada sobretudo pela:

1. “criminalização e assassinato de líderes e defensores do território;

2. apropriação e privatização de bens da natureza, como a própria água;

3. concessões madeireiras legais e pela entrada de madeireiras ilegais;

4. caça e pesca predatórias, principalmente nos rios;

5. megaprojetos: hidrelétricas, concessões florestais, desmatamento para produzir monoculturas, estradas e ferrovias, projetos mineiros e petroleiros;

6. contaminação ocasionada por todas as indústrias extrativistas que causam problemas e enfermidades, principalmente para as crianças e os jovens; o narcotráfico;

7. os consequentes problemas sociais associados a tais ameaças, como o alcoolismo, a violência contra a mulher, o trabalho sexual, o tráfico de pessoas, a perda de sua cultura originária e de sua identidade (idioma, práticas espirituais e costumes) e todas as condições de pobreza às quais estão condenados os povos da Amazônia" (n.15).

Com razão, o Instrumentum laboris enfatiza que "atualmente, a mudança climática e o aumento da intervenção humana (desmatamento, incêndios e alteração no uso do solo) estão levando a Amazônia rumo a um ponto de não-retorno” (n.16).

Esse quadro por si só já desafia dramaticamente toda a família humana por causa daquela solidariedade antropológica que não pode ser desatendida. A pessoa consciente não pode ignorar essa questão e não alertar a comunidade internacional, os vários povos do Planeta Terra e indivíduos contra esta ameaça à vida biológica, àquela espiritual de parte dos Povos do Brasil, da Bolívia, do Peru, do Equador, da Colômbia, da Venezuela, da Guiana, do Suriname e da Guiana Francesa, que constituem o território da Amazônia.

Eis então que o Papa Francisco acolhe o grito das populações entrevistadas e pede que se reflita no fato de que a ameaça "da vida" das populações e dos territórios da Amazônia "deriva de interesses econômicos e políticos dos setores dominantes da sociedade atual, de maneira especial de empresas extrativistas, muitas vezes em conivência, ou com a permissividade dos governos locais, nacionais e das autoridades tradicionais (dos próprios indígenas).” (n.14).

Essa atitude já estigmatizada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato si' (n 49, 91) demonstra a indiferença culpada aos gritos dos últimos e contrasta com o estilo de solidariedade não só evangélica (Lc 10,33), mas da própria ética natural.
Com base nesta tomada de consciência, portanto, é deveoso pedir para mudar o rumo à política, à economia, aos indivíduos, à comunidade internacional e à própria Igreja, através de novos "caminhos de conversão, de comunhão e diálogo, caminhos do Espírito, de abundância e do bem viver" (n.18).

Esses novos caminhos devem se basear em relações interculturais, onde diversidade não significa ameaça, não justifica hierarquias de um poder sobre os outros, mas sim diálogo a partir de visões culturais diferentes" (n.18).

É, portanto, uma questão de incentivar aqueles critérios culturais de igualdade já presentes nos documentos fundamentais dos direitos humanos a partir da Magna Carta de João Sem Terra, até a Declaração Universal da ONU em 1948. Deve ser dito que os Pastores da Igreja, após a descoberta da América (1492), além de se ocupar com a solicitação de Alexandre VI, que pediu aos reis da Espanha e Portugal para permitir o anúncio do Evangelho e a implantatio Ecclesiae entre aquelas populações, graças à solícita atenção de Bartolomeu de Las Casas, encontramos o papa Paulo III emanando o a bula Sublimis Deus (1537), o primeiro documento contra os abusos contra os índios, declarando-os homens livres que devem ser respeitados como pessoas, mesmo na proposta evangelizadora, que nunca pode ser uma imposição. Além disso, o papa Paulo III neste documento pede aos espanhóis que respeitem a cultura dos índios. Bartolomeu de Las Casas em 1540 condena os erros dos conquistadores e é o inspirador das "leis novas" (1542) com as quais o imperador Carlos V suprime a "Encomienda". Em 1545, Las Casas é eleito Bispo de Chiapa na Guatemala e, nessa qualidade, continuará sua missão contra os abusos pela proteção dos Índios. Naqueles anos estiveram empenhados na evangelização e na proteção e promoção dos povos autóctones Mons. Zumàrraga, Bispo do México (1528-1548) e Mons. Toribio de Mogrovejo, bispo de Lima (1581-1606).

Recentemente, o Magistério da Igreja Católica manifestou-se sobre a proteção contra a exploração das populações dos Campesinos, quando São Paulo VI, em sua visita pastoral à Colômbia em agosto de 1968, tomou a defesa desses trabalhadores da terra, muitas vezes explorados e defraudados de sua formação cultural.

Suas palavras são claras: "Continuaremos a denunciar as desigualdades entre ricos e pobres; os abusos autoritários e administrativos contra vocês e sua coletividade. Continuaremos a encorajar os propósitos e os programas das Autoridades responsáveis e dos Entes internacionais, bem como das nações ricas, em favor das populações de via de desenvolvimento" [1].

O Sínodo "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral" é uma adequada releitura do compromisso com a evangelização e promoção humana para o território e a vida das populações da “zona” amazônica, mas também "uma voz livre" para denunciar e coibir a exploração ainda presente em detrimento desse território e da vida desses povos e de todo o Planeta Terra.

É importante ressaltar que "na Amazônia a vida está integrada e unida ao território, não existe separação nem divisão entre as partes. Esta unidade compreende toda a existência: o trabalho, o descanso, os relacionamentos humanos, os ritos e as celebrações" (n.24).

É necessário, portanto, que não somente a Igreja, mas toda a comunidade internacional, se esforce para acolher os desafios desse território e de seus povos em um diálogo intercultural (cf. n. 30-40), que é de enriquecimento mútuo. O documento do Instrumentum laboris fecha sua primeira parte, ressaltando que é o momento de ouvir a voz da Amazônia e responder a ela com escolhas "proféticas e samaritanas" (nº 43).


Nota:

[1] E. MALNATI, I gesti profetici di Paolo VI, ed Ancora, Milão 2013, p 90-91

 

Leia mais

  • Sínodo Pan-Amazônico: Integralidade e interligação. O Instrumentum Laboris tem o mesmo espírito da Laudato Si’. Entrevista especial com Dom Roque Paloschi
  • Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia, um novo passo de “um 'kairós' para a Igreja e o mundo”
  • O Sínodo para a Amazônia não deve se concentrar “apenas na ordenação de homens casados”. Balanço de Mauricio López sobre as reações ao Instrumentum Laboris
  • O que esperar do Sínodo da Amazônia em outubro. Artigo de Austen Ivereigh
  • Entenda por que o Vaticano prepara um encontro sobre a Amazônia e o que será discutido
  • Cuidar a las personas y al mundo. Articulo de Justino Sarmento Rezende, indígena do povo Ʉtãpinopona/Tuyuka
  • Membros do Conselho Pré-sinodal esperam que o Instrumentum Laboris responda à escuta do povo
  • “Igreja vê com muito sofrimento este momento triste do Brasil”. Entrevista com D. Roque Paloschi
  • "Nossa missão está no Evangelho", afirma dom Roque Paloschi
  • “Ameaças e ataques anti-indígenas ocorrem nos três poderes do Estado”, denunciou Dom Roque Paloschi na Assembleia Geral dos Bispos
  • Questão indígena no Brasil: “falta uma posição mais decidida do governo central”. Entrevista especial com Dom Roque Paloschi
  • A Igreja em defesa da dignidade dos povos da Amazônia. Entrevista especial com Dom Roque Paloschi
  • Por "uma Igreja com rosto amazônico e com rosto indígena". O Sínodo Pan-Amazônico e a busca de um novo paradigma de evangelização. Entrevista especial com Paulo Suess
  • Sínodo Pan-Amazônico. O Documento Preparatório e o Questionário - início de um diálogo para buscar novos caminhos. Entrevista especial com Paulo Suess
  • Vaticano abre as portas para a ordenação de homens casados em regiões isoladas
  • O que Jesus instituiu, a Eucaristia ou o celibato dos padres?
  • Sínodo sobre a Amazônia, Baldisseri: não é um prelúdio para a abolição do celibato e do sacerdócio feminino
  • Porque o Sínodo da Amazônia "poderia mudar a Igreja para sempre"
  • Papa Francisco nomeia relator e secretários especiais do Sínodo para a Amazônia
  • O Sínodo para a Amazônia e a invenção do verbo amazonizar
  • "O Sínodo da Amazônia nos ajuda a voltar novamente ao essencial da missão". Entrevista com Charly Azcona, missionário na Amazônia equatoriana
  • “A Amazônia é nossa” – Um Sínodo para a Pan-Amazônia. Dom Erwin Kräutler apresenta 10 desafios para Igreja na Amazônia
  • O que é o Sínodo para a Amazônia?
  • Seminário de preparação para Sínodo da Amazônia tem inscrições abertas
  • "Riscos e oportunidades do Sínodo para a Amazônia". Reflexão do jesuíta Víctor Codina
  • Sínodo para Amazônia. “Hoje a Amazônia pode se sentar na mesa do Planeta Terra e levantar a sua voz”. Entrevista com D. David Martinez de Aguirre
  • “Que o Sínodo possa vir ao encontro, não de expectativas, mas de necessidades das comunidades da Amazônia”. Entrevista com Dom Mário Antônio da Silva
  • Sínodo representa oportunidade para “amazonizar” o mundo, afirma professora
  • Amazônia: Sínodo especial já tem Documento de trabalho
  • "O Sínodo nos desafia a ir além dos espaços onde estamos". Entrevista com Irmã Zully Rojas
  • Na Amazônia um Sínodo para responder à crise ecológica global
  • A missão da Igreja na Amazônia

Notícias relacionadas

  • Desenvolvimento: Amazônia não é uma tábula rasa. Entrevista especial com Daniela Alarcon

    LER MAIS
  • O próximo Sínodo provavelmente focará a ordenação de homens casados

    LER MAIS
  • Arena da Amazônia é um elefante branco (e dos grandes) na floresta brasileira

    Nossa história tem raízes no começo dos anos 1880 e nos delírios dos barões da borracha. Sentados à beira do vasto Rio Amazo[...]

    LER MAIS
  • Incêndios na Amazônia ameaçam dizimar indígenas isolados

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados