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Claude Lanzmann foi o grande cineasta do Holocausto

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07 Julho 2018

Em 'Shoah', filmou do ponto de vista das vítimas e também dos alemães, que negavam sua responsabilidade.

O comentário é de Luiz Carlos Merten, jornalista e crítico de cinema, publicado por O Estado de S. Paulo, 05-07—2018.

Eis o texto.

Em janeiro deste ano, a Universidade Yale, nos EUA, comprou as mais de 100 cartas de amor que Simone de Beauvoir escreveu a seu jovem amante, Claude Lanzmann. Ele protestou - “Essas cartas interessavam somente a nós.” Em Cannes, em maio, já se comentava que ele estava com a saúde debilitada. Nesta manhã, 5 de julho, Claude Lanzmann morreu em sua residência. “Estava com a saúde muito, muito frágil”, informou, num comunicado sua editora, a Gallimard.

Lanzmann nasceu em Bois-Colombe, em 27 de novembro de 1925. Antes dos 30, já estava em Paris, frequentando os meios intelectuais. Trabalhou na revista Temps Moderns e foi secretário de Jean-Paul Sartre. Por sete sanos, viveu uma intensa relação com Simone, quase 20 anos mais velha. Pelas cartas, é evidente que a diferença de idade nunca foi um problerma. Lanzmann não foi pioneiro na abordagem no Holocausto, mas, em seu documentário mais conhecido e famoso, Shoah, com mais de 9 horas de duração, conseguiu mostrar imagens nunca antes divulgadas dos campos de extermínio – Treblinka, Sobibor, Auschwitz. Filmou do ponto de vista das vítimas e também dos alemães, que negavam sua responsabilidade

Antes dele, no começo dos anos 1970, Marcel Ophuls já fizera Le Chagrin et la Pitié, justamente abordando a responsabilidade dos franceses durante a ocupação. Centrado na cidade de Clermont-Ferrand, o filme em preto e branco, e com mais de 4 horas, é feito de imagens de época, sem entrevistas nem comentários, mas que mostram claramente o colaboracionismo dos habitantes com os alemães. Numa rara entrevista, o entertainer Maurice Chevalier, em inglês, defende-se das acusações contra ele e, depois, umas canção radiosa dele embala as cenas da liberação, com o objetivo de provocar mal-estar.

Lanzmann foi mais polêmico com outro documentário, Tsahal, com mais de 5 horas, ao focar as Forças Armadas de Israel. Segundo ele, o país fundado sobre a memória de um massacre tinha todo direito de se defender. No ano passado, Napalm, retratando a Coreia do Norte 60 anos após a (quase) destruição do país pelas bombas norte-americanas, esteve longe de ser uma unanimidade, em Cannes. Mas seu legado é indiscutível. Foi o grande cineasta do Holocausto.

Nota IHU: Em 2014, no evento Ética, Memória, Esperança. Uma perspectiva de triunfo da justiça e da vida – 11ª Páscoa IHU, o Instituto Humanitas Unisinos exibiu o documentário Shoah, de Claude Lanzmann, em sete sessões, cuja duração é de 9h30min, e promoveu o debate com o psicanalista Robson de Freitas Pereira, que discutiu a proposta estético-política do diretor no documentário. Shoah, é considerado o maior e principal documentário do Holocausto

Leia mais

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  • Lanzmann e a construção do Shoah como acontecimento. Entrevista especial com Robson de Freitas Pereira. Revista IHU On-Line, N° 438
  • O Holocausto no cinema. Algumas aproximações. Revista IHU On-Line, N° 501
  • Banalidade do Mal. Revista IHU On-Line, N° 438
  • Shoah, a revolução do documentário
  • Murmelstein e Lanzmann, memórias do Holocausto
  • Shoah, a experiência cinematográfica subvertida para retratar o horror do nazismo
  • A Shoah e Francisco
  • A Shoah contada por Alfred Hitchcock num documentário que ninguém jamais havia visto. Mais espantoso do que um filme de horror
  • Esta não é a Shoah, mas o Mal pode voltar
  • Hitchcock contra a Shoah

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