• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O frei dominicano que lidou com a natureza política do homem

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Abril 2017

Usar a tradição contra si mesma. Desarmar a ordem do discurso teológico e jurídico por meio dos seus próprios elementos. A isso parece leva a discussão que Luca Baccelli oferece em Bartolomé de Las Casas. La conquista senza fondamento [Bartolomeu de Las Casas. A conquista sem fundamento] (Ed. Feltrinelli, 279 páginas). Um articulado comentário através das obras do dominicano que, no século XVI, apresentou-se como o defensor dos direitos dos índios.

A reportagem é de Marco Pacioni, publicada no jornal Il Manifesto, 31-03-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Baccelli é pontual também na identificação dos pontos nodais, das mudanças de pensamento. Para além das mudanças e até mesmo das “conversões” de Las Casas, o que emerge mais é a continuidade com a cultura ocidental, cujos princípios não são negados, mas estendidos e radicalizados, postos em direções inesperadas e, mesmo assim, consequentes e legítimas.

A teologia de São Tomás, o pensamento político aristotélico do século XVI, o universalismo católico, o direito internacional da Escola de Salamanca, a questão da guerra justa, a da suposta escravidão natural, as questões da autodeterminação política e da autodefesa dos povos tornam-se, nas mãos de Las Casas, instrumentos a serem dirigidos à mesma cultura que os elaborou.

Las Casas não diz respeito apenas aos princípios teóricos, mas é também uma análise das estruturas sociais e econômicas construídas pelos colonizadores que afirmavam ser também evangelizadores. Para este efeito, Las Casas critica a organização econômica da encomienda que, reduzindo os índios à escravidão e destruindo os seus laços sociais e familiares, impede-os do exercício da sua humanidade política.

Esta última, para Las Casas, não é consequência da civilização e do proselitismo; no máximo, é a condição que permite também a livre adesão ao cristianismo. Para o frade, a natureza política dos seres humanos é a sua condição natural e não o resultado de um processo de sujeição a uma cultura que se acha superiora. Restringir ou eliminar tal natureza política também é contrário à possibilidade de uma verdadeira evangelização dos povos que não conheceram o cristianismo. A pessoa não só não se torna crente forçando a fé. Mas, ao apenas obrigar a uma certa forma civil, também se obtém apenas a “destruição” da civilização já expressada pelos povos que se gostaria de sujeitar.

Um ponto fundamental na evolução do pensamento de Las Casas é aquele segundo o qual as populações e os territórios com os quais os europeus entram em contato não são desprovidos de formas sociais.

Não é por acaso que “destruição” é a palavra-chave que já aparece no título da obra talvez mais célebre de Las Casas: “Brevíssimo relato da destruição das Índias”. E é também sobre a constatação da destrutividade de que são responsáveis os colonizadores que pretendem construir a civilização cristã sobre a exploração predatória que Las Casas vai reconsiderar o seu favor inicial à ideia de utilizar escravos da África em vez dos índios – argumento que Baccelli demonstra como instrumental contra aqueles estudiosos que gostariam de limitar, com isso, a obra do dominicano.

Leia mais:

  • Bartolomeu de Las Casas, primeiro teólogo e filósofo da libertação. Entrevista especial com Giuseppe Tosi
  • Bartolomé de Las Casas: protetor dos indígenas. Entrevista especial com Giuseppe Tosi
  • “Que a morte da nossa civilização seja com elegância”. Entrevista com Michel Onfray
  • Missa do Papa para os indígenas em San Cristóbal de las Casas
  • O frei dominicano que lidou com a natureza política do homem
  • Povos indígenas, acompanhados pela Igreja, lutam por direitos na floresta amazônica
  • Organização indígena e Igreja divergem sobre relação com povos isolados

Notícias relacionadas

  • Montesinos e Romero, profetismo e política

    "Que ideia!", alguém poderia dizer: o que tem a ver o famoso sermão de Montesinos, há 500 anos, que hoje se celebra por todas a[...]

    LER MAIS
  • Em 21 de dezembro, completam-se os 500 anos do ''Sermão de Montesinos''

    "Dizei: com que direito e com que justiça tendes em tão cruel e horrível servidão esses índios? Com que autoridade tendes fei[...]

    LER MAIS
  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados