Francisco nomeia três mulheres, pela primeira vez, para o Dicastério dos Bispos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Julho 2022


Em entrevista há alguns dias com Phil Pullella, da agência Reuters, Francisco revelou que pretendia nomear duas mulheres para o Dicastério dos Bispos, que participarão do processo de eleição dos novos bispos. Dito e feito.


A informação é publicada por Infovaticana, 13-07-2022.

 

Rafaella Petrini (à esquerda),  Yvonne Reungoat (centro) e María Lía Zervino (Foto: Divulgação)


“Estou aberto à oportunidade. Agora o Governo tem um vice-governador... Agora, na Congregação dos Bispos, na comissão para eleger os bispos, serão pela primeira vez duas mulheres. Isso meio que se abre dessa maneira." Francisco acrescentou que para o futuro ele vê possível que leigos sejam nomeados para liderar dicastérios como Leigos, Família e Vida, Cultura e Educação, ou a Biblioteca, que é quase um dicastério.

 

A Santa Sé divulgou hoje as novas nomeações do Papa Francisco para o Dicastério dos Bispos. Entre os novos membros da Congregação estarão, pela primeira vez, três mulheres: Raffaella Petrini, FSE, Secretária Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Yvonne Reungoat, FMA, ex Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora e Maria Lia Zervino, Presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

 

Rafaella Petrini nasceu em Roma em 1969. Petrini é cientista política da Universidade Luiss Guido Carli em Roma e professora de Doutrina Social Cristã na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, onde obteve seu doutorado. Ingressou na Cúria vaticana como oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos.

 

Rafaella Petrini com o papa Francisco (Foto: Foto: Vatican Media)

 


A freira francesa Yvonne Reungoat ingressou nas Irmãs Salesianas em 1963. Depois de ter ensinado história e geografia por alguns anos em Lyon e tendo sido responsável por várias comunidades, tornou-se Inspetora do Norte da França em 1983. Naquela época, de fato, a França foi dividida em duas inspetorias salesianas, Paris e Lyon.

 

Yvonne Reungoat com o papa Francisco (Foto: Foto: Vatican Media)


Ela então deixou a França e foi enviada como missionária para coordenar o novo projeto da África. Chegou a ser Provincial da África Ocidental em 1991. Essa África que Madre Yvonne iria descobrir e amar profundamente, como expressou no jornal La Croix em 2009, falando de um “grande amor pela realidade africana”. “Não sem dificuldade, porque era preciso compreender as verdadeiras necessidades educativas, sendo a educação o coração da vocação salesiana. Muito rapidamente uma prioridade foi afirmada: responder às perguntas das meninas africanas, as grandes excluídas do sistema educacional.


Por sua vez, a enfermeira María Lía Zervino, presidente da União Mundial de Organizações Femininas Católica, é amiga do Papa Francisco, e que lhe escreveu uma carta por seu aniversário como sucessor de Pedro em que lhe agradecia por “avançar para mais além das críticas, guiando a barca da humanidade em meio da tormenta provocada pelo coronavírus”. Ela também é consultora do Pontífício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e copresidente da ReligionsForPeace.

 

María Lía Zervino com o papa Francisco (Foto: Vatican Media)

Desta forma, Francisco começa a colocar em prática sua já anunciada reforma da Cúria, como deixou por escrito com a nova Constituição Praedicate Evangelium.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco nomeia três mulheres, pela primeira vez, para o Dicastério dos Bispos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU