• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O avanço da indústria de veículos elétricos na China

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Fevereiro 2019

"A China se prepara para liderar não só a transição no padrão de produção da indústria automobilística, mas pretende, além de tudo, liderar a corrida científica e tecnológica global", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 18-02-2019.

Eis o artigo.

A indústria automobilística está passando pela mudança mais significativa desde a sua origem. A época do motor à combustão interna, com base nos combustíveis fósseis, está sendo substituída pela época dos carros elétricos, tendo como base a energia renovável. Este processo é fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para a mitigação do aquecimento global.

A substituição dos carros de combustão interna para os carros elétricos pode contribuir para a efetivação das metas do Acordo de Paris. Além do mais os carros elétricos são mais eficientes que os veículos convencionais, já que a eficiência energética dos primeiros ultrapassa 80%, quando comparada com 15% a 20% de um carro à combustão interna.

A indústria automobilística global é dominada pelos EUA, pela Europa e pelo Japão e Coreia do Sul. Mas a mudança imemorial da indústria automobilística não está ocorrendo nos países líderes do carro de combustão interna como os Estados Unidos, a Alemanha, França, Itália, Japão, etc.

Porém, a China que entrou “atrasada” na competição internacional da indústria automobilística de combustão interna, sai na frente na revolução dos veículos elétricos (EV). No início dos anos 80, as montadoras estrangeiras foram autorizadas a funcionar na China, sob a condição de formarem uma joint venture com uma empresa parceira chinesa. Essas empresas chinesas, trabalhando com empresas estrangeiras, acabariam adquirindo conhecimento suficiente para funcionar de forma independente.

Agora, com apoio do governo, a China aposta em toda uma nova tecnologia e tornou os veículos elétricos um dos 10 pilares do plano “Made in China 2025”. Desde 2013, quase 500 empresas de veículos elétricos foram lançadas na China para cumprir o mandato do governo e lucrar com subsídios destinados a gerar suprimentos.

Para os consumidores, o governo prometeu uma das coisas mais difíceis de obter nas metrópoles da China: uma placa de licença. Para combater a poluição, o número de placas de carros de combustão interna emitidas anualmente é estritamente limitado. Xangai vende as placas em um leilão com preços acima de US$ 14 mil, mais do que o preço de muitos carros produzidos internamente. Todavia, placas de veículos elétricos não são apenas mais rápidas de se obter, mas são gratuitas.

A liderança chinesa fica clara na figura acima, que mostra que a China tem 5 das 10 maiores companhias globais de produção de veículos elétricos e está construindo 3 vezes mais mega-fábricas de baterias elétricas do que o resto do mundo combinado.

No mercado chinês, as vendas de EVs crescem de maneira exponencial e o país garante a dianteira na produção dos carros do futuro. Também a China controla – via suas influências internacionais – as matérias primas para a produção da nova indústria, como o cobalto e o lítio. O próximo passo, será exportar os carros e a indústria de carros elétricos para o resto do mundo.

Na verdade, a China se prepara para liderar não só a transição no padrão de produção da indústria automobilística, mas pretende, além de tudo, liderar a corrida científica e tecnológica global.

O “Império do Meio” almeja encabeçar a 4ª Revolução Industrial em todas as frentes mais promissoras e lucrativas das novas fronteiras produtivas, para se transformar no país líder da comunidade internacional.

Referência:

Jordyn Dahl. Why China’s electric-car industry is leaving Detroit, Japan, and Germany in the dust, December 17, 2018

ALVES, JED. A China pretende liderar a corrida tecnológica com o plano “Made in China 2025”, Ecodebate, 23/01/2019

Leia mais

  • A nova revolução chinesa: fim dos carros com motor de combustão interna
  • Infográfico: Mitos e verdades sobre os carros elétricos
  • Transição dos carros de combustão interna para os veículos elétricos: uma mudança de época
  • O ambicioso plano 'Made in China 2025' com que Pequim quer conquistar o mundo
  • O modo como a China desafia o Vale do Silício
  • Carros elétricos à custa de trabalho infantil?
  • China e Estados Unidos em disputa pelo topo do mundo. Vamos todos acabar em guerra?

Notícias relacionadas

  • Evangelho de Marcos 13, 24-32

    LER MAIS
  • Evangelho segundo Marcos 6,30-34

     Fonte: http://bit.ly/1dWXuFi O seguinte comentário do Evangelho segundo Marcos 6,30-34 é elaborado por Maria Cristina Giani[...]

    LER MAIS
  • Evangelho segundo São Marcos 6, 7-13

    LER MAIS
  • Disciplina, harmonia e equilíbrio: as religiões chinesas e a construção da paz. Entrevista especial com Adriano Jagmin D’Ávila

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados