Pesquisador revela contradições do setor agropecuário no Brasil

Foto: Lindomar Cruz - Flickr

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

14 Setembro 2018

“A agropecuária brasileira cresce em produtividade, mas segue expandindo área em proporção menor do que o crescimento de produtividade”, aponta

A informação é de Brasil Rural/ EBC, 12-09-2018.

Nesta quarta-feira (12) Marcelo Ferreira entrevistou o pesquisador do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Luís Fernando Guedes. O pesquisador abordou um estudo chamado Atlas da Agropecuária Brasileira. Nele, é apontado dados de vários aspectos em relação a agricultura e a pecuária no Brasil.

“A agropecuária brasileira cresce em produtividade, mas segue expandindo área em proporção menor do que o crescimento de produtividade”, aponta.

O pesquisador falou sobre o aumento da eficiência da pecuária, que pode estar associado a impactos ambientais. Para ele, o Atlas está buscando o ponto de equilíbrio entre o crescimento e conservação do meio ambiente, aumento de renda, conservação dos recursos naturais e uma distribuição mais equilibrada no setor.

Apesar dos pontos positivos, os dados do atlas também revelam profundas contradições da agropecuária brasileira. “A agropecuária brasileira é um setor moderno de inovação, mas a gente ainda tem desmatamento ilegal, mortes no campo e trabalho escravo”, aponta Guedes. Ouça a entrevista completa aqui.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Leia mais