PMDB, PSDB e PT, os três grandes, mas só PT cresceu em número de prefeitos

Mais Lidos

  • Quando a cristandade se torna irrelevante, o cristão volta a ser sal. Artigo de Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • Guerra, mineração e algoritmos: as engrenagens da desigualdade. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS
  • ​Economista e jesuíta francês ministra videoconferência nesta terça-feira, 28-04-2026, em evento promovido pela Comissão para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com Instituto Humanitas Unisinos – IHU

    Gaël Giraud no IHU: Reabilitar os bens comuns é uma resposta política, social, jurídica e espiritual às crises ecológicas e das democracias

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 09 Outubro 2012

Análise de Rudá Ricci em seu blog, 08-10-2012.


As tabelas acima indicam que PMDB, PSDB e PT continuam comandando a maioria dos prefeitos brasileiros. Contudo, PMDB e PSDB diminuíram, segundo o TSE, o número de prefeitos que elegeram em 2008, ao contrário do PT e PSB. O PSDB governava 787 prefeituras. Perdeu 32 em São Paulo e 13 em Minas Gerais.

Também indicam que estes três partidos também administram cidades onde residem uma parcela considerável de cidadãos do país: 69 milhões de brasileiros.