Mulheres, Evangelho e a crise do cristianismo. Limites e perspectivas com Anne-Marie Pelletier

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Outubro 2021

 

No dia 13 de outubro, às 10h, Anne-Marie Pelletier, professora emérita da Université Paris-Est-Marne-la-Vallée, estará no IHU para proferir a palestra “A crise do cristianismo hoje. Uma abordagem na perspectiva das mulheres”. Esta palestra integra o XX Simpósio Internacional IHU – Cristianismo, Sociedade, Teologia. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação, o qual já contou com as falas do prof. Dr. Michael G. Lawler, prof. Dr. Todd Salzmann, Prof. Dr. Armando Matteo, Prof. Dr. Charles Taylor, Prof. Dr. Andrea Grillo, da Profa. Dra. Tina Beattie, entre outros.

Em artigo publicado em L’Osservatore Romano, 01-10-2018, Anne-Marie Pelletier comenta que “em geral, as mulheres estão mais interessadas nas surpresas da vida, nos seus apelos e nos seus imprevistos do que nos projetos de carreira. E, sem se colocarem à mostra, desde o início do Evangelho, seguem a Cristo gratuitamente, com afeto incondicional. Tudo isso lhes confere um papel insubstituível na conjuntura atual, em que, para a Igreja, trata-se de reencontrar uma inteligência realmente evangélica do poder como serviço”.

Ao falar da crise enfrentada pelo cristianismo nas primeiras décadas do século XXI, Anne-Marie aponta que “a credibilidade da Igreja corre o risco de entrar em colapso, tornando invisível, ao mesmo tempo, o sinal do Evangelho portado por inúmeros cristãos comprometidos em todo o mundo em obras fundamentais de compaixão, de mediação, de humanização. Mas o que está sendo posto em discussão aqui não é apenas uma questão de sexualidade desviada no clero católico. É a própria instituição que se revela nas suas falhas e nos seus desvios”.

Para Anne-Marie, “esse diagnóstico, que aponta para a fonte dos dramas atuais, para a responsabilidade de uma autoridade desviada em uma instituição eclesiástica prioritariamente masculina, leva a ver nas mulheres, no seio do ‘povo de Deus’, as primeiras interessadas no apelo do papa a reagir. São elas, de fato, as primeiras a saber o que são os abusos de poder eclesial. Religiosas ou não, elas conhecem muito bem o olhar arrogante, condescendente, depreciativo dirigido a elas, a obediência imposta por homens que reservam ciosamente para si o prestígio do saber e a autoridade da decisão”.

“Na maioria dos casos, as mulheres têm uma relação diferente com o poder. Um certo senso feminino da liberdade as livra daquela obsessão pelo poder que atormenta tantos homens. Elas têm uma boa capacidade de considerar com divertido distanciamento o jogo masculino dos títulos, das honras, das cores dos chapéus na instituição eclesial”, reflete.

Para saber mais sobre o papel das mulheres na crise hodierna do cristianismo, acompanhe a fala da professora Anne-Marie Pelletier aqui.

 

Anne-Marie Pelletier é licenciada em literatura moderna e possui doutorado em Estudos da Religião. É professora emérita da Université Paris-Est-Marne-la-Vallée. Suas publicações se concentram na hermenêutica bíblica (D’âge en âge, les Écritures, Lessius, 2004) e na antropologia (Questions éthiques et sagesse biblique, 2018). Há vários anos, ela também busca uma reflexão sobre o feminino sob o prisma da revelação bíblica (Le christianisme et les femmes, 2001 ; Le signe de la femme, 2006 ; L’Église, des femmes avec des hommes, à paraître au Cerf en septembre 2019).

 

Artigos de Anne-Marie Pelletier publicados no IHU

 

Notícias com Anne-Marie Pelletier publicadas no IHU

 

O XX Simpósio Internacional IHU – Cristianismo, Sociedade, Teologia. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação, tem como propósito debater transdisciplinarmente o sentido, os desafios e as possibilidades para o cristianismo, a Igreja, a teologia e fé cristã em meio às grandes transformações que caracterizam a sociedade e a cultura atual, no contexto da confluência de diversas crises de um mundo em transição, um mundo (pós)pandêmico.

Para aprofundar a reflexão e os debates sobre o tema, conferências online serão ministradas por especialistas nacionais e estrangeiros. Para ampliar a reflexão e os debates sobre o tema do Simpósio, haverá a possibilidade de comunicação de pesquisas científicas por pesquisadores e pesquisadoras nas áreas de Ciências Sociais e Políticas, Ecologia e Gestão ambiental, Relações Internacionais, Antropologia, Direito/Direito Internacional, Filosofia, Ciências da Religião, Teologia e outras áreas afins.

 

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mulheres, Evangelho e a crise do cristianismo. Limites e perspectivas com Anne-Marie Pelletier - Instituto Humanitas Unisinos - IHU